Ministério Público aguarda explicações sobre fechamento dos portões de acesso à Universidade de Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Polêmica14/10/2014 | 18h29

Ministério Público aguarda explicações sobre fechamento dos portões de acesso à Universidade de Caxias do Sul

Prefeitura e UCS têm até o dia 20 para responderem notificação

Ministério Público aguarda explicações sobre fechamento dos portões de acesso à Universidade de Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Portões fecham no sábado, às 13h, e abrem somente às 5h30min de segunda-feira Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Correção: Das 18h29min de 14/10/2014 até as 9h36min de 15/10/2014, este site informou equivocadamente que dois portões da UCS são fechados às 13h de sábado e abertos somente às 5h30min de segunda-feira. Na verdade, são três. O texto foi corrigido.

Na tarde desta terça-feira, o Ministério Público (MP) de Caxias do Sul recebeu a comissão formada pelo vereador Rafael Bueno (PCdoB), Sérgio Campos, presidente da Associação de Moradores (Amob) dos bairros Dom Pedro II e Presidente Vargas, estudantes e comerciantes. A comissão solicitou a intervenção do MP quanto ao fechamento dos portões de acesso de pedestres à Universidade de Caxias do Sul.

Há cerca de 20 dias, os três portões na divisa da instituição com os bairros Petrópolis e Presidente Vargas são fechados às 13h de sábado e abertos somente às 5h30min de segunda-feira. O fechamento, que segundo a universidade foi tomada por segurança e prevenção do patrimônio, impede o acesso dos moradores ao campus para lazer ou para pegar ônibus do transporte coletivo e lotação que passam na cidade universitária.

De acordo com o promotor público Adrio Gelatti, na quinta-feira (9), prefeitura e universidade foram notificados sobre as demandas já presentes em um inquérito aberto pelo MP no dia 3 de outubro. Além da abertura dos portões, a comunidade reclama da colocação de cones e cavaletes em um dos sentidos da Rua Francisco Getúlio Vargas, o que atrapalha o tráfego de veículos, e solicitam a abertura da Rua Augusto dos Anjos, projeto encaminhado pela prefeitura à entidade, mas que não saiu do papel.

— Prefeitura e UCS têm até o dia 20 para nos dar os esclarecimentos solicitados. Antes de decidirmos o que pode ou não ser feito, precisamos saber o tipo de acordo existente entre o poder público e a universidade, quais as condições de funcionamento do transporte público no trecho, entre outros esclarecimentos — explica o promotor.

Para o vereador Rafael Bueno, a UCS perde o caráter comunitário mantendo o fechamento dos portões de acesso à cidade universitária. Ressalta que o campus é usado para diversos fins pela população, como o lazer, a busca por serviços, como ambulatórios, biblioteca e outros:

— A UCS sendo uma instituição comunitária deve estar sempre com as portas abertas para o diálogo com a comunidade.

Notícias Relacionadas

Providências 13/10/2014 | 15h31

Comunidade vai ao Ministério Público pedir intervenção contra fechamento de acessos à UCS

Grupo reclama de bloqueio de três portões para pedestres e de rua interna da universidade, além de projeto de abertura de via

Comunidade 08/10/2014 | 16h48

Fechamento de portões de acesso à UCS gera reclamações de moradores em Caxias

As travessias são trancadas à noite e aos finais de semana

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros