Sistema Marrecas funciona desde a manhã deste sábado em Caxias - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Água nas torneiras13/09/2014 | 12h59

Sistema Marrecas funciona desde a manhã deste sábado em Caxias

Cerimônia encerrou com prefeito visitando família beneficiada pelo Sistema Marrecas

Sistema Marrecas funciona desde a manhã deste sábado em Caxias Jonas Ramos/Agencia RBS
Alceu abriu simbolicamente as torneiras no Centro de Reservação Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS
Teve foguetório, banho com água das torneiras recém-inauguradas e bênção do padre. A cerimônia de início da operação do Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, em Caxias do Sul, começou às 9h com plantio de mudas e visita técnica na Estação de Tratamento de Água Morro Alegre, em Vila Seca. Após, por volta de 11h30min, os convidados e autoridades seguiram até o Centro de Reservação no bairro Jardim das Hortênsias. Por lá a cerimônia começou com a benção do padre Ernesto Camerini, da comunidade de Ana Rech e que representou o bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni. Encerrado o sermão, foi o momento da abertura simbólica das torneiras que marcou o início pleno das operações.

Assim que o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o diretor-presidente do Samae Edio Elói Frizzo encerraram o ato simbólico - ao som de aplausos, gritos entusiasmados e foguetório - o padre Ernesto arriscou virar um copo d'água no prefeito para comemorar o funcionamento do Marrecas.

— Vamos batizar o prefeito! — brincava.

A ideia foi acolhida pelas outras autoridades que estavam próximas de Alceu. A pilcha do prefeito ficou enxercada, mas não se importou com a brincadeira.

— Foi uma verdadeira bênção e até o dia colaborou com esse sol.  Agora estamos confiantes, mas não foi fácil. Tivemos imprevistos até a última semana — avaliou.

Oito ônibus com líderes comunitários e moradores de diversos pontos de Caxias estacionaram durante a cerimônia. A turma fez questão de abraçar o prefeito, que seguiu para outro ato simbólico também no bairro Jardim das Hortênsias.

Alceu e representantes do Samae visitaram a casa 145 da Rua Renato Masiero para abraçar uma das famílias que agora é abastecida pelo Marrecas. O aposentado Valdomiro de Oliveira, 82 e Edith Varela de Oliveira, 86 anos, abriram as portas da casa para acolher as autoridades. Ansiosos, estavam com trajes impecáveis e aguardando a visita desde às 9h. Alceu, Edith e Valdomiro abriram a torneira da casa e se esbaldaram ao tomar água do Marrecas. O brinde, no copo descartável, tinha gosto especial.

— Essa água está ótima — encerrou Alceu.

O Sistema Marrecas foi inaugurado no dia 22 de dezembro pelo então prefeito José Ivo Sartori (PMDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). O sistema foi projetado para abastecer 250 mil pessoas concentradas nas regiões Nordeste e Norte pelos próximos 20 anos.
 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros