Quase seis anos após o início da mobilização para a construção da passarela na BR-116, em Caxias do Sul, a obra parece se aproximar da conclusão.
No domingo, será instalada a estrutura metálica da travessia da passarela, no Km 145, no bairro São Ciro. Três quilômetros da rodovia serão trancados entre 6h e 12h, entre o Km 144, no trevo de acesso à Rota do Sol, e o Km 147, no acesso ao Bairro Mariland. O fluxo será desviado por ruas próximas. A Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Transportes orientarão os motoristas.
A prefeitura espera a obra pronta antes do fim do ano. Estimar prazos, no entanto, é um risco, já que a construção da passarela é marcada por entraves técnicos e administrativos.
Enquanto Caxias do Sul praticamente implora pela conclusão da primeira passarela em 20 quilômetros de área urbana da BR-116, há exemplos bem melhores. Em Canoas, um dos trechos mais movimentados no caminho à capital, a BR-116 tem 10 passarelas em 11 quilômetros, praticamente a metade da área urbana de Caxias. O embora o trecho urbano de Canoas tenha praticamente a metade da extensão do caxiense, o fluxo de veículos nos dois trechos da BR-116 é praticamente o mesmo: em Caxias, é de 45 mil veículos ao dia, e em Canoas, de 50 mil ao dia.
Se o histórico da passarela é marcado por entraves, um deles deve ser resolvido apenas no domingo. Fios de telefone que atrapalham a colocação da parte metálica ainda não foram removidos. O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, garante que duas equipes da Oi vão deslocar a fiação no domingo, enquanto a parte de metal for instalada.
A comunidade clama pela passarela desde a morte de Diego Zachi Carlotto, aos 11 anos, em dezembro de 2008. Entre uma emenda federal que em 2009 garantiu R$ 299 mil para a obra e a assinatura da ordem de início, foram quase dois anos e meio. Mas, como em grande parte das obras públicas, a assinatura não significou o início efetivo dos trabalhos. Uma estação de gás próxima teve de ser removida, postergando a obra em quase quatro meses. O estaqueamento só começou em 15 de outubro de 2012. A execução das rampas de acesso no acostamento nos dois sentidos, iniciou apenas no ano passado. E a passarela não fica pronta no fim de semana: ainda serão necessários corrimões e outros ajustes.
Passarela não funciona sem educação
Sem educação, não há passarela que salve vidas. É o receio de autoridades da Polícia Rodoviária Federal, responsável por fiscalizar o trânsito na BR-116. O temor é que pedestres sigam cruzando a rodovia pela pista, caso muros impeditivos não sejam construídos. O projeto da passarela, atualmente orçado em R$ 700 mil, não contempla as muretas.
O inspetor-chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Leandro Lins Baía, acredita que passarelas não serão suficientes para conter a mortalidade. O chefe-substituto, João André Rigo, concorda. Ele salienta que a BR-116 é uma rodovia com caraterísticas de uma via comum. O trecho urbano que corta Caxias, de 20 quilômetros entre o trevo de acesso a Ana Rech e o fim de Galópolis, inclui supermercado, paradas de ônibus, comércio em geral e até estacionamento. Por isso, acredita, os transeuntes atravessam a estrada como atravessam uma rua qualquer.
- Vamos cair numa questão inevitável, que é a cultura. O fator educação vai ter que ser pensado. Faixa de pedestres não funciona, porque o pedestre não caminha cinco metros para atravessar na faixa, então será que vai caminhar para usar a passarela? Tomara que sejamos surpreendidos - espera Rigo.
Na opinião de Rigo, o trecho no bairro São Ciro não é o único carente de soluções. Passarelas seriam bem-vindas pelo menos nas proximidades do Monumento ao Imigrante (onde há paradas de ônibus nos dois sentidos) e no Km 152, nas proximidades do acesso ao bairro Planalto.
Mortes por atropelamento na BR-116 em Caxias desde 2008:
2008
:: 17 de dezembro: Diego Zachi Carlotto, 11 anos, no Km 145,6
2009
:: 8 de março: Fabio Tavares Medeiros, 24 anos, no Km 155,7
:: 22 de agosto: Edivandro Ramires Tavares, 15 anos, no Km 145
:: 7 de agosto: Neli Machado Porto, 60 anos, no Km 149,9
:: 7 de outubro: Gilnei Elias Cidade, 38 anos, no Km 151,4
2011
:: 20 de maio: Renato dos Santos Velho, 44 anos, no Km 147
:: 4 de junho: José Hamilton Lima Xavier, 58 anos, no Km 150
:: 20 de agosto: Oneide Donella Troian, 63 anos, no Km 149
:: 24 de agosto: Joaquim Fernandes, 64 anos, no Km 148
:: 7 de novembro: Suelen Reginato, 16 anos no Km 146
2012
:: 20 de março: Mauricio Pimentel da Rocha Gonçalves, 11 anos, no Km 152
:: 27 de setembro: Esema Possa, 77 anos, no Km 145
2013
:: 7 de junho: João Carlos Baptista de Azevedo, 52 anos, no Km 146
2014
:: 7 de abril: Dinei Stuchi de Melo, 59 anos, no Km 145
:: 12 de julho: Gentil Martins Velho, 82 anos, no Km 149
:: 9 de setembro: Deonilde Ivonir Rodrigues, 49 anos, no Km 151,7
Compare
Caxias do Sul
:: Trecho urbano: 20 quilômetros
:: Passarelas: Uma em construção, no Km 145
:: Fluxo de veículos: 45 mil ao dia
Canoas
:: Trecho urbano: 11 quilômetros
:: Passarelas: 10 (Km 259,8, Km 261,1, Km 262,5, Km 264, Km 264,7, Km 265, Km 266,1, Km 266,9, Km 267,8) Km 268,5
:: Fluxo de veículos: 50 mil ao dia
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