Neste final de semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa 10 anos de atuação em Caxias do Sul. Naquele 24 de agosto de 2004, o plantão 24 horas começou a funcionar em um prédio alugado da Rua Visconde de Pelotas. Gilmar Padilha Flores, 52 anos, um dos responsáveis pela implantação do serviço no município, foi o primeiro médico plantonista do Samu em Caxias. Gilmar segue na ativa.
- O Samu foi instalado em caráter temporário, seguindo os padrões do projeto federal. Assim como hoje, o primeiro atendimento era pelo telefone, por meio da regulação. É uma triagem em que se identifica a situação do paciente. O médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento, orientando o paciente sobre as primeiras ações a serem tomadas - explica.
Gilmar estava acostumado com a rotina de médico socorrista. Desde que se formou, em 1990, trabalhou em praticamente todos os pronto-atendimentos de Caxias. Inclusive foi o primeiro plantonista em dois serviços privados de atendimento móvel na cidade. O dia a dia em uma ambulância lhe era familiar, mas a regulação, via telefone, era novidade.
- Muitas pessoas acham que só estão sendo atendidas se enviamos uma ambulância. Mas, às vezes, são casos que não demandam o deslocamento de uma unidade. Mesmo assim, orientamos as pessoas da melhor forma possível. Gosto de regular, mas o que me realiza é a intervenção. É uma situação de risco para o paciente em que a minha intervenção pode salvar uma vida - ressalta.
Além do Samu, Gilmar trabalha no CES e no S.O.S. da Unimed. Não bastasse, é cirurgião plástico. Apesar do dia a dia extremamente corrido - só volta para casa para tomar banho e dormir - sente-se realizado com a profissão que escolheu:
- É claro que o lazer faz falta, ver mais a família e os amigos também. A rotina é bem complicada, mas me deixa feliz. Prestar socorro, ajudar as pessoas, é algo que me dá muito prazer. Já são 24 anos que ando de ambulância pela cidade tentando salvar vidas. E pretendo continuar por muito tempo ainda.
Hoje o Samu funciona junto ao prédio do Postão 24 horas. Conta com cinco ambulâncias e uma equipe formada por 25 médicos, sete enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, três auxiliares de enfermagem, 20 motoristas e 17 auxiliares de regulação (atendimento pelo telefone). O serviço atende cerca de 1,1 mil ligações diárias e 45 atendimentos realizados com ambulâncias.