Enquanto Caxias do Sul e outras cidades da Serra se mobilizam para receber um novo aeroporto regional no distrito de Vila Oliva, o aeroporto de Vacaria é pouco aproveitado. Ao custo de aproximadamente R$ 20 milhões aos governos federal e estadual, pista inaugurada em outubro de 2012 tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apenas para pousos e decolagens de aeronaves particulares.
Em entrevista a Rádio Gaúcha nesta segunda-feira, o prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri (PT), revelou que o aeroporto tem média de um voo por semana, quando chega a isso. O aeroporto foi concebido para ser de cargas, no entanto só recebe jatinhos de empresários. Para receber aviões de grande porte, o prefeito solicita ao governo do Estado que o aeroporto seja finalizado, já que o projeto prevê um terminal de passageiros. Também são necessários equipamentos adequados e funcionários.
- Estamos demandando que finalizassem o terminal e um convênio para que passassem parte da administração para a prefeitura para termos no local um zelador e também para que pudéssemos fazer concessões. Já existem empresas, como de aviação agrícola, ou empresa de manutenção de aviões, que estariam dispostas a usar o aeroporto - adianta Poltronieri.
Contudo, finalizar o aeroporto não é garantia de que ele terá mais serventia. O próprio prefeito admite que, sozinha, a cidade não tem demanda por aviação de carga.
- Quando iniciou essa discussão na década 70 e início de 80, se colocava que houvesse carga, principalmente de maçã, mas hoje se vê que é inviável pelo valor de custo para transportar, por exemplo, para a Europa - complementou.
Ainda conforme o prefeito, a produção frutífera do município é forte também para framboesa, amora e maçã, mas a intenção é que o aeroporto também fosse utilizado por cidades da Serra com vocação industrial e para escoar parte da produção de municípios da região Norte.
Consultado, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, considera inviável o uso do aeroporto de Vacaria como ponto alternativo para escoamento da produção da Serra. Segundo Domingues, o motivo é baixa demanda:
- Caxias do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo, Erechim e Santa Rosa concentram 80% da demanda dos aeroportos regionais. Vacaria não está neste circuito. Estamos investindo nesse programa, que passa pela recuperação de alguns outros aeroportos que tem demanda reprimida.
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