Descendentes do desbravador do Campo dos Bugres chegam a Caxias do Sul neste domingo - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

História22/03/2014 | 07h01

Descendentes do desbravador do Campo dos Bugres chegam a Caxias do Sul neste domingo

Antônio Machado de Souza descobriu lugar onde começou a cidade há 150 anos

Descendentes do desbravador do Campo dos Bugres chegam a Caxias do Sul neste domingo Domingos Mancuso, acervo Arquivo Histório João Spadari Adami/
Uma das fotos mais antigas disponíveis no Arquivo Histórico, datada aproximadamente 16 anos depois da descoberta de Machado de Souza, mostra a vista da antiga Colônia de Caxias Foto: Domingos Mancuso, acervo Arquivo Histório João Spadari Adami

Descendentes de Antônio Machado de Souza, desbravador que deu nome de Campo dos Bugres ao trecho de terra onde iniciou a cidade de Caxias do Sul, chegam ao município na manhã deste domingo. Eles comemoram os 150 anos da trajetória do tropeiro.

Os 11 cavalarianos deixaram Montenegro na manhã de quinta-feira para refazer parte do trajeto percorrido pelo bandeirante. O grupo será recebido na Praça Dante Marcucci, também chamada de Praça da Bandeira, às 10h30min, de onde segue para o Rodeio Nacional de Caxias.

— Sempre ouvimos essa história, conversando com meu irmão, dei a ideia de refazermos o trajeto em 2014, quando completaria os 150 anos. Falamos com parentes e amigos que apoiaram. Em 2012, comprei um cavalo, porque não tinha prática e treinei para cavalgada — conta o tataraneto de Antônio Machado de Souza, o engenheiro agrônomo César Gonçalves Machado, 51.


Antônio Machado de Souza teve a ideia de abrir uma estrada de comunicação entre Montenegro e o Campos de Cima da Serra, onde hoje localizam-se a cidade de São Marcos e os distritos de Vila Seca e Criúva, em março de 1864.

Após dias de viagem, encontraram no caminho um campestre com ilhas de campo, altos pinheiros, ranchos construídos de palha de taquara, cascas de pinhões, sabugos de milho e ossos de cavalos que serviam de acampamento ou toldo de indígenas. Dali, chamaram o lugar de Campo dos Bugres, que depois virou Caxias do Sul.

Embora presente em toda a região, este núcleo pré-histórico foi demarcado entre as ruas Marechal Floriano, Os 18 do Forte, Feijó Jr, Olavo Bilac e Ernesto Alves, abrangendo, entre outras, a praça Dante Marcucci (Praça da Bandeira) e antiga Estação Férrea, na chamada 5ª Légua.

PIONEIRO.COM

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros