Sistema Marrecas só deve abastecer população de Caxias do Sul a partir de março de 2014 - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Água11/12/2013 | 11h00

Sistema Marrecas só deve abastecer população de Caxias do Sul a partir de março de 2014

Testes dos motores foi marcado para o início de janeiro

Sistema Marrecas só deve abastecer população de Caxias do Sul a partir de março de 2014 Juan Barbosa/Agencia RBS
A barragem foi inaugurada pela presidente Dilma Rousseff em 22 de dezembro de 2012 Foto: Juan Barbosa / Agencia RBS

A água da barragem do Marrecas só vai jorrar nas torneiras dos caxienses em março de 2014. Essa é a nova previsão anunciada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que anteriormente havia divulgado a inauguração para o final deste ano.

De acordo com o presidente da autarquia, Edio Elói Frizzo, não há nenhuma obra pendente, mas os técnicos precisam concluir ajustes na casa de bombas. Os testes dos motores que vão impulsionar a água da represa até a Estação de Tratamento Morro Alegre, em Vila Seca, ocorrem entre os dias 6 e 12 de janeiro.

— Esse prazo é importante porque precisamos aguardar 20 dias para que o concreto usado nas colunas de sustentação das adutoras sequem. Só então podemos ligar os motores — explica Frizzo.

Ao final dos ajustes na Casa de Bombas, o Samae levará de 15 a 30 dias para avaliar o funcionamento da Estação de Tratamento. Dali, a água será transportada por gravidade para o reservatório de chegada no bairro Jardim das Hortênsias, às margens da Rota do Sol. Frizzo calcula que o abastecimento para bairros da região do São Ciro comece entre o final de fevereiro e início de março.

Inicialmente, o sistema vai tratar 200 litros de água por segundo, o que significa um quarto da capacidade total, que é de 900 litros por segundo.

A barragem foi inaugurada pela presidente Dilma Rousseff em 22 de dezembro de 2012.

PIONEIRO - Pioneiro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros