Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio poderá ser trocada, na RSC-453, em Farroupilha - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Religião17/12/2013 | 07h02

Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio poderá ser trocada, na RSC-453, em Farroupilha

Atual imagem pode ser transportada até o Santuário

Estátua de Nossa Senhora de Caravaggio poderá ser trocada, na RSC-453, em Farroupilha Jonas Ramos/Especial
Imagem que está às margens da RSC-453 é alvo de polêmica desde 2008, quando foi erguida Foto: Jonas Ramos / Especial
Raquel Fronza

Alvo de polêmicas desde que instalada às margens da RSC-453 em 2008, a escultura da santa mais admirada da Serra Gaúcha, Nossa Senhora de Caravaggio, pode ser substituída em 2014. Desta vez, a reitoria do Santuário e a Secretaria de Turismo da cidade elaboram projeto para instalação de uma nova estátua.

Ainda que a ideia esteja em fase inicial, já há uma definição: ações de restauro são rejeitadas. A intenção é substituir a atual santa, que tem oito metros, por outra pouco menor, de até seis. 

— Queremos melhorar a imagem da devoção dos fiéis a nossa Mãe — resume o reitor do Santuário, Padre Gilnei Fronza.

>> Você concorda com a troca da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio?
Por quê?<<


Não será destinada verba pública para a obra, adianta o secretário de Turismo, Fabiano André Piccoli. A atual imagem custou aos cofres públicos R$ 179 mil,  dinheiro federal com contrapartida da prefeitura. Por isso, possivelmente, a única forma da estátua ser construída é com doações de fiéis e empresas que simpatizem com a ideia.

— Há gente que já se dispôs a doar cimento e tinta, por exemplo, porque não há previsão orçamentária para esta construção. Por isso, por enquanto, o projeto é apenas um sonho. A prefeitura já investiu na estátua antes. Investiu mal, mas investiu — avalia Piccoli.

Ainda que não exista contrato formal e a ideia esteja ganhando forma, o nome mais cotado para esculpir a nova estátua é o artista Gilmar Pocai, responsável por erguer o monumento em homenagem à padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa de Ávila. A obra fica no Largo João Batista Grossi, na Avenida São Leopoldo, próximo à BR-116.

— Há um pré-projeto elaborado, mas que depende de muitas definições. É uma situação muito delicada porque mexe com a fé das pessoas. Mas, independente do projeto aprovado, vou levar pelo menos oito meses de trabalho. Trabalharei com calma e capricho, para ela ficar esteticamente bonita— avalia.

Segundo Pocai, o pré-projeto prevê a construção da imagem em concreto, o que pode baixar o custo da obra para metade do valor investido em 2008. A construção começaria no Santuário e depois seria transportada até a rótula.

Ainda não há destino para a estátua que hoje está às margens da RSC-453, mas, segundo o reitor, uma das opções é transportá-la até o Santuário.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros