Adiamento da operação do Sistema Marrecas frustra moradores da Zona Oeste de Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Abastecimento12/12/2013 | 08h01

Adiamento da operação do Sistema Marrecas frustra moradores da Zona Oeste de Caxias do Sul

Bairros da região do Desvio Rizzo sofrem com cortes na distribuição de água

Adiamento da operação do Sistema Marrecas frustra moradores da Zona Oeste de Caxias do Sul  Jonas Ramos/Especial
Ana Cristina Lopes e familiares dependem de pequeno reservatório Foto: Jonas Ramos / Especial

Com a confirmação de que o Sistema Marrecas só vai operar em 2014, moradores dos bairros e loteamentos da Zona Oeste de Caxias do Sul vão conviver com a incerteza no abastecimento de água por mais alguns meses.

Essas comunidades não receberão água da represa Marrecas, mas sim do Faxinal. Segundo o diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo, a partir do funcionamento do sistema instalado em Vila Seca, o Faxinal será desviado para atender outros recantos de Caxias do Sul.

Mais de 100 famílias do Vila Amélia II, por exemplo, podem ser beneficiadas com a mudança. Ali, a falta de água é recorrente há anos. A dona de casa Ana Cristina Lopes, 23 anos, diz que é comum ficar quatro ou cinco dias sem abastecimento.

Nesse período, ela e familiares se obrigam a dividir 500 litros de água de um reservatório ligado a quatro moradias. Quando a água da caixa termina, a saída é apelar para vizinhos. Caso da Glória dos Santos, 63, que já se acostumou a encher baldes e garrafas pet para moradias próximas.

— Graças a Deus raramente ficamos sem água porque temos um reservatório grande e moramos apenas em três pessoas. Quando dá, ajudamos — conta Glória.

A melhoria, porém, não depende apenas da inauguração do Marrecas. O município ainda precisa concluir a expansão de 45 quilômetros de rede de distribuição nas zonas Leste, Oeste, Sul e na região de Ana Rech. Até o momento, cerca de 27 quilômetros de canos e adutoras foram implantados.

O Sistema Marrecas entrará em período de testes a partir de janeiro. Somente após os ajustes é que a água represada desde setembro de 2012 será distribuída à população.

Pioneiro

Notícias Relacionadas

Água 11/12/2013 | 11h

Sistema Marrecas só deve abastecer população de Caxias do Sul a partir de março de 2014

Testes dos motores foi marcado para o início de janeiro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros