Funcionário da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul usa vestido da rainha da Festa da Uva 2010 em Parada Livre de Esteio - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Empréstimo polêmico14/10/2013 | 18h31

Funcionário da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul usa vestido da rainha da Festa da Uva 2010 em Parada Livre de Esteio

Traje foi retirado de ambientação sem autorização da ex-soberana

Funcionário da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul usa vestido da rainha da Festa da Uva 2010 em Parada Livre de Esteio Divulgação/divulgação
Sandro Maurício usou o vestido em Esteio no dia 6 de outubro Foto: Divulgação / divulgação

O vestido usado pela rainha da Festa da Uva 2010, Tatiane Frizzo, na noite em que ela foi eleita soberana está no centro de uma polêmica envolvendo um cargo de confiança (CC) da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

O traje foi usado por Sandro Maurício da Silva na 6ª Parada Livre de Esteio, no último dia 6, um domingo. A peça havia sido emprestada por Tatiane para compor uma decoração no saguão da Secretaria com referências a 30ª edição da festa, que ocorre de 20 de fevereiro a  9 de março de 2014.

— Emprestei o vestido para uma exposição na secretaria e na semana passada recebi uma ligação anônima na qual me relataram que ele tinha sido usada nesse evento (Parada Livre).  Fiquei chateada, porque não é só um vestido. Ele conta a história da minha família — afirma a ex-soberana.

O traje foi confeccionado pela costureira Iraci Thomé a partir de uma fotografia em que aparecem mulheres da família Bonetto, de onde descende a mãe de Tatiane. Além de cachos de uvas, ele traz o brasão da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, entidade representada pela jovem na época do concurso.

— Não poderia ser usado por ninguém mais, independentemente do tipo de evento. Não tenho preconceito — completa.


Assim que recebeu o telefonema, Tatiane foi até a secretaria para questionar Sandro da veracidade das informações e solicitou a devolução da peça. O colaborador da secretaria afirma que teve a ideia de "pegar o vestido emprestado" na sexta-feira, dia 4.

— Foi um erro meu. Devia ter avisado a Tatiane antes, pedido autorização — diz Silva.
Ele garante que o traje não foi usado por mais do que cinco minutos durante a Parada Livre de Esteio:

— Coloquei o vestido apenas para convidar as pessoas para a parada de Caxias, no dia 27 de outubro, e para a Festa da Uva. Depois, desci do palco e me vesti para o show que fiz como a Wanessa Camargo — argumenta.

Três fotos enviadas para o Pioneiro por um leitor mostram Sandro com o vestido de Tatiane no palco e posando com outras duas pessoas. Em uma das imagens, ele aparece com uma faixa na qual pode ser lida a inscrição "Diva Diversidade".

Sandro Maurício da Silva é conhecido no meio GLBT caxiense pelas perfomances como a drag queen Walma Classic. Questionado pela reportagem sobre qual é a função dele na Secretaria Municipal da Cultura, respondeu:

— Não tenho função. Sou CC.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros