Contêiner subterrâneo de lixo é testado na Rua Alfredo Chaves, em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Inovação29/10/2013 | 18h19

Contêiner subterrâneo de lixo é testado na Rua Alfredo Chaves, em Caxias do Sul

Cidade é a primeira da América Latina a testar o sistema

Contêiner subterrâneo de lixo é testado na Rua Alfredo Chaves, em Caxias do Sul Andréia Copini/divulgação
O equipamento será usado pelos moradores da Rua Alfredo Chaves, em frente ao pórtico da Prefeitura Foto: Andréia Copini / divulgação

Caxias do Sul está testando o funcionamento de um contêiner subterrâneo de lixo. Trata-se do armazenamento de resíduos orgânicos por meio do sistema de Coleta Lateral Mecanizada, implantado a título de demonstração pela empresa portuguesa Sotkon Waste Systems Brasil.

Em fase de experimentação e ajustes, o novo sistema permite que o cidadão deposite o lixo em um cilindro, que irá despachar o material ao contêiner subterrâneo. No momento da coleta, a tampa no chão é aberta por controle remoto e um caminhão da coleta mecanizada recolhe o material do contêiner subterrâneo.

De acordo com o representante da empresa portuguesa e responsável pelo funcionamento do novo sistema, Sérgio Machado, a estrutura foi doada para teste.

O equipamento será usado pelos moradores da Rua Alfredo Chaves, em frente ao pórtico da Prefeitura, assim que os ajustes terminarem. O acompanhamento do sistema ficará a cargo da Codeca, responsável por realizar o recolhimento dos resíduos orgânicos.

PIONEIRO.COM

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros