Amigos destacam empreendedorismo de Bernardino Conte, ex-proprietário do jornal Pioneiro - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Gente30/07/2013 | 06h05

Amigos destacam empreendedorismo de Bernardino Conte, ex-proprietário do jornal Pioneiro

Empresário foi cremado na noite de segunda-feira em Porto Alegre

O corpo de Bernardino Conte, 93 anos, foi cremado às 19h desta segunda-feira, no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre. O administrador, ex-vereador, ex-prefeito e ex-proprietário do jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, morreu às 20h de domingo na casa onde morava, na Capital, vítima de insuficiência respiratória. Conte integrou o grupo de acionistas que fundou o jornal Pioneiro em novembro de 1948. Em 1980, o empreendedor decidiu adquirir o veículo de comunicação. 

— Ele chegou em Caxias e construiu uma trajetória como vereador, prefeito, empresário. Ter um jornal seria uma maneira de retribuir de forma empresarial tudo aquilo que a cidade tinha dado a ele — conta o filho Régis Luís Conte, 63.

Em seguida, deu início à construção da atual sede da empresa, no bairro Santa Catarina. Foi sob a gestão de Conte que o veículo deixou de ser bissemanal e se tornou diário, em 20 de fevereiro de 1981. Régis trabalhou com o pai no Pioneiro como superintendente. A venda para a RBS ocorreu em 10 de fevereiro de 1993.

O jornalista Paulo Cancian, que foi secretário de redação de 1980 a 1982 e editor-chefe do jornal de 1982 a 1987, lembra que o empresário sempre foi muito ousado, inclusive apostando na ideia do Pioneiro dominical, em 1982. A edição aos domingos teve duração de oito meses. Conte expandiu o jornal, transformando-o em regional, com sucursais em Vacaria, Gramado, Bento, Farroupilha e Porto Alegre.

— Nos desfiles da Festa da Uva, ele distribuía o Pioneiro, pessoalmente, na arquibancada em frente à Catedral — lembra Cancian.

Alegre e disposto, Conte mantinha o hábito de assar churrasco todos os domingos. Depois de deixar o Pioneiro, ele se dedicou mais às atividades benemerentes que sempre manteve.

Para o jornalista Guiomar Chies, autor do livro Os Poderes fazem História, repórter de Esportes e Geral do Pioneiro na década de 1980, Conte era uma pessoa de convívio amigável, muito atuante, sempre investindo em vários ramos.

Por sua vez, o vereador Zoraido Silva (PTB), repórter de Polícia do Pioneiro de 1981 a 1986, destaca que o empresário era sempre alegre e disposto e tinha uma grande visão empresarial.

Notícias Relacionadas

Gente 29/07/2013 | 10h33

Prefeito em exercício de Caxias decreta luto de três dias pela morte de Bernardino Conte

Ex-prefeito morreu aos 93 anos neste domingo, em Porto Alegre

Gente 28/07/2013 | 22h06

Morre em Porto Alegre Bernardino Conte, ex-proprietário do jornal Pioneiro e ex-prefeito de Caxias

Ele tinha 93 anos e sofria de insuficiência respiratória

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros