Empresa instala parte superior do pórtico da vinícola Luiz Antunes, em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Patrimônio histórico11/05/2013 | 08h39Atualizada em 03/06/2013 | 17h54

Empresa instala parte superior do pórtico da vinícola Luiz Antunes, em Caxias do Sul

Estrutura histórica foi derrubada por um caminhão no dia 6 de novembro do ano passado

Empresa instala parte superior do pórtico da vinícola Luiz Antunes, em Caxias do Sul Roni Rigon/
Empresa Guinchos Marini trabalha na instalação da parte de cima do pórtico, que foi construído separadamente do restante da edificação, na manhã deste sábado Foto: Roni Rigon
A empresa Guinchos Marini instalou na manhã deste sábado a parte superior do pórtico da Vinícola Luiz Antunes, em Caxias do Sul. A edificação havia sido derrubada pelo condutor de um caminhão da empresa, acidentalmente, em novembro do ano passado.



No começo de abril teve início a reconstrução do pórtico centenário, custeada pela empresa Marini. As lateriais foram reerguidas no próprio local, enquanto a parte superior foi construída separadamente. 

Na metade da manhã deste sábado foram colocadas as letras, acima do pórtico, com a frase: Luiz Antunes e Cia (na foto abaixo).


Foto: Roni Rigon, Agência RBS



Entenda o caso:

:: 6 de novembro de 2012:
um caminhão-guincho derruba o pórtico da antiga vinícola Luiz Antunes, situado próximo ao Fórum, em Caxias do Sul. A estrutura havia sido construída em 1913.

:: 8 de novembro de 2012: os escombros são removidos da rua e guardados no pátio do Centro de Cultura Ordovás.

:: 8 de novembro de 2012: a prefeitura e a Guinchos Marini decidem que o pórtico deverá ser reconstruído. A empresa fica responsável pela contratação dos serviços.

:: 20 de novembro de 2012: escritórios de arquitetura pedem prazo de 75 dias e o início da reconstrução é previsto para fevereiro de 2013.

:: 1º de abril de 2013: caxienses fazem vigília nas ruínasdo pórtico pressionando pelo início das obras de reconstrução.

:: 3 de abril de 2013: o projeto arquitetônico da reconstrução é divulgado. Ele prevê a manutenção das características originais com detalhes modernos.

:: 3 de maio de 2013:a conclusão das obrasé prevista para maio de 2013.





Imagem do pórtico da antiga Vinícola Luiz Antunes antes do acidente. Foto: Google Street View

PIONEIRO

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros