O tema tem papel fundamental na condução da Festa da Uva, celebrada em Caxias do Sul - Cidades - Pioneiro

Versão mobile

 

Festa da Uva 201419/04/2013 | 06h41

O tema tem papel fundamental na condução da Festa da Uva, celebrada em Caxias do Sul

A partir de 1994, a temática passou a ser melhor retratada. Em 2014, a escolhida é Na Alegria da Diversidade

A escolha do tema é um dos principais passos para a realização da Festa da Uva, que marca Caxias do Sul a cada dois anos. Para a professora e pesquisadora Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, ele tem o papel fundamental de ligar todas as etapas da celebridade.

Nos desfiles, deve conectar carros, alegorias e figurantes, ajudando o espectador a compreender a narrativa. O tema também precisa contemplar outras manifestações, como a exposição de uvas e demais atrações nos Pavilhões. Em 2014, o escolhido é Na Alegria da Diversidade, que homenageia o 60º aniversário do Monumento Nacional ao Imigrante e resgata a pluralidade de Caxias.

— O tema tem a tarefa de dizer a que a festa veio — entende Cleodes, autora do livro Festa e Identidade: Como se fez a Festa da Uva.

A pesquisadora acredita que a boa execução do tema depende do talento, conhecimento e habilidade de todos os envolvidos. Na opinião dela, a edição 1994 foi o embrião para uma maior organização em torno de um tema. Em 1996, a temática A América que nós fizemos consolidou a relevância de um fio condutor. A partir daí, a festa apenas cresceu.

— Já temos grande número de informações sobre como se origina a festa, como se desenvolveu, os momentos de crise e de retomada. Ao longo do tempo, as pessoas vão aprendendo a lição — avalia.

Abaixo, confira os temas das últimas 10 edições:


Foto: Ricardo Wolffenbüttel, BD Agência RBS

:: 2012: Uva, Cor, Ação! A safra da Vida na Magia das Cores (80 anos de festa, 40 anos da primeira transmissão em cores no Brasil e o ano da Itália no país).


Foto: Juan Barbosa, BD Agência RBS

:: 2010: Nos trilhos da história, a estação da colheita (100 anos da chegada do trem e da elevação de Caxias à categoria de cidade, 120 anos de emancipação política e 135 anos da imigração italiana).


Foto: Roni Rigon, BD Agência RBS

:: 2008: Uma vez imigrante, para sempre brasileiro


Foto: Roni Rigon, BD Agência RBS

:: 2006: A alegria de estarmos juntos (homenageou índios, negros, tropeiros, alemães, italianos e outros colonizadores de Caxias).


Foto: Roni Rigon, BD Agência RBS

:: 2004: Terra, pão e vinho (recordou imigrantes de todas as origens, especialmente italianos, e os frutos do trabalho do cultivo do solo)


Foto: Nereu de Almeida, BD Agência RBS

:: 2002: Mulher imigrante


Foto: Roni Rigon, BD Agência RBS

:: 2000: O trabalho e os dias de um povo. Venha ver e festejar


Foto: Roni Rigon, BD Agência RBS

:: 1998: A festa das festas


Foto: Fernanda Davoglio, BD Agência RBS

:: 1996: A América que nós fizemos


Foto: Fernanda Davoglio, BD Agência RBS

:: 1994: Uma história que vem de longe

PIONEIRO

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros