Caxiense cria game para a internet que ensina a reciclar o lixo - Cidades - Pioneiro

Tecnologia27/04/2013 | 06h11

Caxiense cria game para a internet que ensina a reciclar o lixo

Portais já contabilizam mais de quatro mil acessos ao jogo

Caxiense cria game para a internet que ensina a reciclar o lixo Daniela Xu, Agência RBS/
Game de André Antonio Schmitz tem 23 níveis e dicas ecológicas para o jogador Foto: Daniela Xu, Agência RBS

Os jogos online viraram uma febre na internet. Divertidos e, principalmente, gratuitos, eles têm conquistado crianças, jovens e adultos. Um levantamento da consultoria americana PricewaterhouseCoopers (PwC) apontou que o mercado de jogos no Brasil faturou só no ano passado R$ 840 milhões.

De olho nesses números, o caxiense  André Antonio Schmitz, 34 anos, ensaia a criação de sua própria empresa, a Cian Games, lançando um jogo educativo para  a internet. O tema é atual: reciclagem.

Em Vibrant Recycling, o jogador tem que ajudar lixeiras a coletarem e reciclarem de forma correta diversos resíduos arremessados durante os 23 níveis do jogo. Dicas mostram como associar os resíduos com a lixeira reciclável, além de curiosidades ecológicas sobre o tema ao fim de cada fase.

Schmitz trabalhou durante nove meses praticamente sozinho para desenvolver o design, a arte e a codificação do jogo, que tem versões em português, inglês e espanhol.

Lançado em dezembro de 2012, o resultado agradou os fãs dos games. Os portais já contabilizaram mais de quatro mil visitas ao jogo, que chamou também a atenção de uma empresa da Colômbia, que o disponibilizou para as crianças no portal da cidade de Bucaramanga.

— Várias razões me levaram a fazer este jogo: conscientizar sobre a preservação ambiental de forma divertida, adquirir conhecimentos sobre a tecnologia HTML 5 e realizar um sonho pessoal de trabalhar na área de desenvolvimento de jogos. Entrei no curso de Ciência da Computação porque era o mais próximo desse campo na epóca — confessa ele, que trabalha há 14 anos na área de TI.


PARA JOGAR:

Acesse um dos portais: Google Web Store, Firefox MarketplaceKongregate e Cian Games.

Para acessar o jogo, deve-se ter um navegador compatível com a tecnologia HTML5, como Internet Explorer versão 9 ou 10 ou as últimas versões do Mozilla Firefox e Google Chrome.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros