Saúde25/05/2012 | 12h49

Consultório de Rua é apresentado para a comunidade de Caxias do Sul

A van adaptada ficará exposta no largo da prefeitura, nesta sexta, e começará a percorrer os bairros na segunda-feira

Enviar para um amigo
Consultório de Rua é apresentado para a comunidade de Caxias do Sul roni rigon/
O veículo conta com mesa, cadeiras e armários onde são armazenados materiais de apoio como preservativos, escovas de dentes e folders, que serão distribuídos, além das fichas para o acompanhamento dos pacientes. Foto: roni rigon
O primeiro Consultório de Rua de Caxias do Sul, exposto desde a manhã desta sexta-feira, no largo da prefeitura, percorrerá os bairros a partir de segunda-feira. A proposta é oferecer orientações sobre cuidados com a saúde e tratamento da dependência química para frequentadores de áreas consideradas de maior vulnerabilidade social. As regiões foram mapeadas pela prefeitura e a Brigada Militar (BM) no mês de abril.

A van adaptada conta com mesa, cadeiras e armários onde são armazenados materiais de apoio como preservativos, escovas de dentes e folders, que serão distribuídos, além das fichas para o acompanhamento dos pacientes. A equipe de saúde é formada por técnicos de enfermagem, psicóloga, enfermeiros e redutores de danos (capacitados para fazer o primeiro contato com os dependentes de drogas). A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é estabelecer a regularidade de horários e locais para facilitar o vínculo com os usuários. 

— O papel do Consultório de Rua será o de realizar o primeiro acolhimento de dependentes químicos para, se for da vontade deles, poder encaminhá-los para tratamento junto aos Centros de Atenção Psicosocial (CAPS). A van estará sempre nos mesmos dias e horários nos bairros para estreitar o vínculo com os dependentes químicos. Os profissionais que atuarem nela também farão o acompanhamento dos usuários que serão transformados em dados, para avaliarmos o serviço — explica a secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga o Pioneiro no Twitter

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros