Como chegam os 19 adversários do Juventude na Série B do Campeonato Brasileiro - Esportes - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Segunda Divisão05/08/2020 | 21h40Atualizada em 06/08/2020 | 15h31

Como chegam os 19 adversários do Juventude na Série B do Campeonato Brasileiro

As principais informações dos rivais alviverdes na competição nacional

Como chegam os 19 adversários do Juventude na Série B do Campeonato Brasileiro Daniel Hott/América-MG,Divulgação
Lisca é o técnico do América-MG Foto: Daniel Hott / América-MG,Divulgação

A partir desta sexta-feira (7), 20 equipes começam a disputa por uma das quatro vagas na elite do Campeonato Brasileiro. A Série B de 2020 será diferente de todas as outras edições.

Leia mais
Com proposta de time rival da Série B, atacante está de saída do Juventude 

Com as restrições impostas por conta da pandemia do novo coronavírus, a festa das arquibancadas nos estádios de Norte a Sul do país não vão ocorrer. De casa, os torcedores vão assistir o que cada uma das equipes têm a apresentar para o sonhado objetivo de fazer parte do seleto grupo de 20 times que participa da primeira divisão nacional.

Para o Juventude, a caminhada começa no sábado (8), a partir das 11h, no Estádio Alfredo Jaconi, contra os alagoanos do CRB. Com o técnico Pintado e 11 reforços contratados até agora pensando na Série B, a equipe alviverde lutará para retornar ao topo do futebol nacional, de onde saiu em 2007 e nunca mais retornou.

Em uma competição onde apenas uma agremiação conquista o título, mas quatro equipes saem com o sentimento de serem campeões, os postulantes ao acesso surgem e desaparecem rodada após rodada.

Assim como tem acontecido na maioria das temporadas, a Segunda Divisão deste ano terá também uma equipe do grupo das gigantes do futebol brasileiro. O Cruzeiro-MG disputará pela primeira vez em sua história a Série B, recheado do problemas após o rebaixamento em 2019.

Há também quem não visitava há tempos a competição, como a Chapecoense-SC. O time catarinense subiu em 2014 e não havia sofrido o rebaixamento desde então.

Da região Sul do país, o Juventude e a Chape terão a companhia do gaúcho Brasil-Pel, tradicional rival alviverde num clássico regional, Figueirense-SC, Avaí-SC, Operário-PR e Paraná-PR.

Do Sudeste, além do Cruzeiro, disputam a competição o América-MG, além da legião de paulistas, com Botafogo, Guarani, Oeste e Ponte Preta.

Sem a tradicional pressão das arquibancadas, os nordestinos estão representados na Série B por Confiança-SE, CRB-AL, CSA-AL, Náutico-PE, Sampaio Corrêa-MA e Vitória-BA. O Cuiabá-MT é o único representante da região Centro-Oeste. 

A equipe de esportes do Jornal Pioneiro preparou este material especial para apresentar os 19 rivais do Juventude no Campeonato Brasileiro da Série B e os protagonistas das equipes postulantes ao acesso.

Avaí
:: Técnico: Geninho
:: Em 2019: rebaixado da A
:: Situação em 2020:  O Leão da ilha foi eliminado nas quartas de final do Catarinense e na primeira fase da Copa do Brasil. Após a desclassificação no Estadual, o técnico Rodrigo Santana foi demitido e o experiente Geninho, de 72 anos, foi chamado para mais uma passagem na Ressacada.  
:: Reforços para a Série B: Ralf (V), Victor Salinas (Z), Renato (LD)
:: Destaque:  Rildo
:: Time-base: Lucas Frigeri, Arnaldo, Betão, Airton e Capa; Ralf, Bruno Silva; Lourenço, Valdívia e Rildo; Jonathan. 

Geninho (D) foi apresentado oficialmente no AvaíFoto: André Palma Ribeiro / Avaí, Divulgação

Figueirense
:: Técnico: Márcio Coelho
:: Em 2019: 16º da Série B, com 41 pontos
:: Situação em 2020: A participação no Catarinense foi encerrada de forma surpreendente, nas quartas de final. Foi eliminado pelo Juventus, de Jaraguá do Sul. Na Copa do Brasil, está na terceira fase e venceu no jogo de ida o Fluminense, em Florianópolis, por 1 a 0.
:: Reforços para a Série B: Lucas Carvalho (LD), Victor Oliveira (Z/LE), Keké (A), Gabriel Lima (A)
:: Destaque: Pedro Lucas
:: Time-base: Sidão; Lucas, Alemão, Rony e Sanchez; Arouca, Patrick, Guilherme e Marquinho; Diego Gonçalves e Pedro Lucas

Goleiro Sidão defende o Figueirense na Série BFoto: Patrick Floriani / Figueirense, Divulgação

América-MG
:: Técnico: Lisca
:: Em 2019: 5º colocado da Série B
:: Situação em 2020: A equipe chegou a semifinal do Campeonato Mineiro. A decisão da vaga na final ocorreu ontem, contra o Atlético, em jogo encerrado após o fechamento desta edição. Na Copa do Brasil, está na terceira fase, encarando a Ferroviária. No jogo de ida, empate sem gols, em Araraquara. Nas fases anteriores, o time de Minas eliminou o Santos-AP e o Operário-PR.
:: Reforços para a Série B: Messias (Z), além de Marcelo Toscano (A) e Felipe Azevedo (A), que estavam emprestados a Mirassol e Água Santa, respectivamente.
:: Destaque: Airton
:: Time-base: Airton; Leandro Silva, Messias, Eduardo e Sávio; Zé Ricardo, Juninho, João Paulo e Ademir; Alê e Felipe Augusto. 

Formado no Juventude, Airton é o goleiro do América-MGFoto: João Zebral / América-MG, Divulgação

Cruzeiro
:: Técnico: Enderson Morerira
:: Em 2019: rebaixado da A em 2019
:: Situação em 2020: No Mineiro, ficou em quinto lugar na classificação da primeira fase e acabou de fora das semifinais. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. No jogo de ida, perdeu para o CRB, em Minas Gerais, por 2 a 0. Nas fases anteriores, passou por São Raimundo-RR e Boa Esporte-MG.
:: Reforços para a Série B: nenhum reforço anunciado até agora
:: Destaque da  Marcelo Moreno
:: Time-base: Fábio; Cáceres, Cacá, Marllon e Patrick; Ariel Cabral, Jean, Régis, Maurício (Roberson) e Thiago; Marcelo Moreno.

Marcelo Moreno é a esperança de gol do Cruzeiro para retornar à eliteFoto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro, Divulgação

Chapecoense
:: Técnico: Umberto Louzer
:: Em 2019: rebaixado da Série A
:: Situação em 2020: A Chape disputou ontem a semifinal do Catarinense, onde teve o Criciúma como adversário, em jogo encerrado após o fechamento desta edição. Foi a equipe que mais apresentou casos positivos da covid-19 após o retorno do Estadual. Na Copa do Brasil, foi eliminada na segunda fase pelo São José-PoA, após a derrota nos pênaltis, no Passo D’Areia.
::  Reforços para a Série B: Thiago Ribeiro (A), Luiz Otávio (Z), Willian Oliveira (V), Denner (M)
:: Destaque: Denner
:: Time-base: João Ricardo, Ezequiel, Joílson, Luiz Otávio e Roberto; Anderson Leite, Guedes, Matheus Ribeiro, Denner e Paulinho Mocellin (Thiago Ribeiro); Aylon (Anselmo Ramon)

O meia Denner, da Chapecoense e ex-Juventude, tem sido titular da equipe catarinense na reta final do Estadual.<!-- NICAID(14561083) -->
Meia Denner, ex-Juventude, é titular na ChapecoenseFoto: Márcio Cunha / Chapecoense,divulgação

Brasil-Pel
:: Técnico: Hemerson Maria
:: Em 2019: 14º colocado na Série B
:: Situação em 2020: No Gauchão, o Xavante ficou em 9° de 12 times. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. No jogo de ida, no Bento Freitas, perdeu por 1 a 0 para o Brusque. Nas fases anteriores, passou por Gama-DF e Manaus-AM.
:: Reforços para a Série B: Rodrigo Ferreira (LD), Dellatorre (A), Bruno Matias (V), Gustavo Cazonatti (V), Alex Ruan (LE)
:: Destaque:  Jarro
:: Time-base: Matheus Nogueira, Maicon Silva, Lázaro, Heverton e Alex Ruan; Leandro Leite e João Ananias; Jarro, Gegê e Poveda; Wesley 

Hemerson Maria assumiu o comando do Brasil-Pel durante a parada do futebolFoto: Carlos Insaurriaga / Brasil-Pel, Divulgação

Paraná
:: Técnico: Allan Aal
:: Em 2019: 6° colocado na Série B, com 56 pontos em 38 jogos
:: Situação em 2020: No Paranaense, o tricolor caiu nas quartas de final, quando teve pela frente o Coritiba. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. No jogo de ida, perdeu para o Botafogo-RJ, fora de casa.
:: Reforços para a Série B: Salazar (Z), Hurtado (Z/LE), Toninho (LD), Jean Victor (LE), Wandson (A), Bruno Gomes (A)
:: Destaque: Mosquito
:: Time-base: Alisson; Paulo Henrique (Toninho), Fabrício, Thales e Juninho (Jean); Carlos Dias, Kaio e Renan Bressan; Thiago Alves, Mosquito e Wandson (Bruno Gomes)

Fabrício foi o capitão do Paraná durante o EstadualFoto: Rodrigo Sanches / Paraná Clube, Divulgação

Náutico
:: Técnico: Gilmar Dal Pozzo
:: Em 2019: subiu para a Série B
:: Situação em 2020: O Náutico foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, ficou na segunda fase, quando saiu para o Botafogo-RJ. Já no Campeonato Pernambucano, o time de Gilmar Dal Pozzo chegou até a semifinal e caiu para o Santa Cruz nos pênaltis.
:: Reforços para a Série B: Thiago (A); Júnior Britez (M); Dadá Belmonte (M).
:: Destaque: Jean Carlos
:: Time-base: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Carlão, Willian Simões; Rhaldney, Jhonnatan, Jean Carlos; Erick, Kieza e Thiago

O técnico Gilmar Dal Pozzo comanda o Náutico no início da Série B do Campeonato Brasileiro.<!-- NICAID(14561081) -->
Gilmar Dal Pozzo é o comandante do NáuticoFoto: Caio Falcão / Náutico,Divulgação

CSA
:: Técnico: Eduardo Baptista
:: Em 2019: Rebaixado da Série A do Brasileirão
:: Situação em 2020: Antes da pandemia, o CSA foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Vitória-ES. Na Copa do Nordeste, também saiu na fase inicial da competição. Já no Campeonato Alagoano foi finalista e perdeu o título para o CRB.
:: Reforços para a Série B: Marquinhos (V), Igor Fernandes (LE)
:: Destaque: Rodrigo Pimpão
:: Time-base: Thiago Rodrigues; Norberto, Alan Costa, Luciano Castán e Igor Fernandes; Márcio Araújo, Yago, Andrigo; Rodrigo Pimpão, Rafael Bilu e Michel Douglas.

Michel Douglas é o artilheiro do CSAFoto: Augusto Oliveira / CSA, Divulgação

Cuiabá
:: Técnico: Marcelo Chamusca
:: Em 2019: 8º colocado da Série B
:: Situação em 2020: Líder do Mato-grossense na primeira fase, enfrentará o Luverdense nas quartas de final, ainda sem data definida. Campeão da Copa Verde do ano passado, o Cuiabá entra apenas nas oitavas de final da Copa do Brasil.
:: Reforços para a Série B: Lucas Ramon (L); Felipe Ferreira (M)
:: Destaque da  Rafael Gava
:: Time-base: João Carlos; Lucas Ramon, Everton Sena, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava e Elvis (Felipe Ferreira); Felipe Marques, Yago César e Jenison.

Rafael Gava, ex-Caxias, atuará pelo Cuiabá na Série BFoto: Divulgação / Cuiabá EC

Oeste
:: Técnico: Renan Freitas
:: Em 2019: 15º colocado na Série B
:: Situação em 2020: No Estadual, a equipe foi rebaixada à segunda divisão do Paulistão. Foi o lanterna da competição. Na Copa do Brasil, o clube foi eliminado na segunda fase pelo Ceará, nos pênaltis, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal.
:: Reforços para a Série B: Kalil (A), Bruno Alves (A)
:: Destaque: Bruno Lopes
:: Time-base: Caíque França; Éder Sciola, Renan Fonseca, Sidimar e Rael; Betinho, Lídio e Matheus Rodrigues (Marlon); Bruno Paraíba, Mazinho e Bruno Lopes (Bruno Alves).

Experiente zagueiro Renan Fonseca é uma das armas do OesteFoto: Divulgação / Oeste

Vitória
:: Técnico: Bruno Pivetti
:: Em 2019: 12º colocado na Série B
:: Situação em 2020: O Vitória acabou eliminado do Baiano ainda na fase classificatória. Foi a terceira vez, nas seis últimas edições da competição, que isso aconteceu. Na Copa do Nordeste, o time caiu nas quartas de final ao perder para o Ceará. Na Copa do Brasil, o time rubro-negro está na terceira fase. No jogo de ida, antes da pandemia, perdeu para o Ceará por 1 a 0. Ainda há jogo de volta.
:: Reforços para a Série B: Mateusinho (M), Marcelinho (M)
:: Destaque: Alisson Farias
:: Time-base: Ronaldo; Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Rodrigo Andrade e Fernando Neto; Alisson Farias, Vico e Jordy Caicedo.

Fernando Neto é o responsável pela criação de jogo do VitóriaFoto: Letícia Martins / Vitória, Divulgação

Guarani
:: Técnico: Thiago Carpini
:: Em 2019: 13º colocado na Série B
:: Situação em 2020: Na primeira fase do Paulistão, o Guarani ficou na 3ª posição do Grupo D. No Troféu do Interior, o time foi derrotado pelo RB Bragantino, por 1 a 0, na final. Não disputou a Copa do Brasil de 2020.
:: Reforços para a Série B: Rafael Pin (G). Mais dois reforços devem ser anunciados nos próximos dias.
:: Destaque: Lucas Crispim
:: Time-base: Jefferson Paulino; Pablo, Romércio, Bruno Silva e Bidu; Deivid, Eduardo Person, Arthur Rezende e Lucas Crispim; Waguininho e Júnior Todinho.

Waguininho é um dos responsáveis pelo ataque do GuaraniFoto: David Oliveira / Guarani, Divulgação

Ponte Preta
::  Técnico: João Brigatti
:: Em 2019: 11º colocado na Série B
:: Situação em 2020: No Paulistão, a Ponte Preta caiu nas semifinais, ao ser derrotada pelo Palmeiras, por 1 a 0. Derrotou o Santos, na fase anterior.  Na Copa do Brasil, a Ponte está na terceira fase. No jogo de ida, a Macaca aplicou 3 a 0 sobre o Afogados. O jogo de volta ainda não tem data para ocorrer.  
:: Reforços para a Série B: Luizão (Z), Rayan (Z), Ernandes (LE), Neto Moura (V) e Luis Oyama (V), Camilo (M) e Zé Roberto (A).
:: Destaque: Camilo
:: Time-base: Ivan; Apodi, Luizão, Rayan (Henrique Trevisan) e Ernandes (Guilherme Lazaroni); Dawhan (Neto Moura), Luis Oyama, Camilo e João Paulo; Bruno Rodrigues e Zé Roberto.

Capitão da Ponte Preta, goleiro Ivan é um dos nomes mais importantes do timeFoto: Luiz Guilherme Martins / PontePress, Divulgação

CRB
:: Técnico: Marcelo Cabo
:: Em 2019: 7º colocado na Série B
:: Situação em 2020: Foi eliminado da Copa do Nordeste na primeira fase. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. Antes da pandemia, venceu o Cruzeiro por 2 a 0, no jogo de ida, no Mineirão. Nas fases anteriores, passou por Independente-PA e Paysandu. No Estadual, foi campeão ao derrotar o CSA, por 1 a 0.
:: Reforços para a Série B: João Diogo (A), Diego Torres (M)
:: Destaque:  Léo Gamalho
:: Time-base: Victor Souza; Lucas Mendes, Gum, Ewerton Páscoa e Igor; Claudinei, Carlos Jatobá e Diego Torres; Magno Cruz, Erike e Léo Gamalho.

Léo Gamalho (à frente) é o comandante do ataque do CRBFoto: Divulgação / CRB

Botafogo-SP
:: Técnico: Claudinei Oliveira
:: Em 2019: 9º colocado na Série B
:: Situação em 2020: Escapou do rebaixamento na última rodada do Estadual. Depois disso, foi à semifinal do Campeonato do Interior. . A equipe também disputou a Copa do Brasil, no entanto, chegou apenas até a segunda fase. Na primeira, classificou-se após um empate sem gols com o Atlético-BA. Na etapa subsequente, acabou derrotada pelo Fluminense, por 2 a 0.
:: Reforços para a Série B: ainda não oficializou nenhum reforço. O volante Claudinei é especulado.
:: Destaque:  Wellington Tanque
:: Time-base: Darley; Valdemir, Robson, Jordan e Gilson; Naldo, Victor Bolt e Matheus Anjos; Ronald, Rafinha e Wellington Tanque.

Foto: Divulgação / Botafogo-SP

Operário-PR
:: Técnico: Gerson Gusmão
:: Em 2019: 10° colocado na Série B, com 50 pontos
:: Situação em 2020:  No Paranaense, o Operário não passou das quartas de final. O time sofreu o revés para o Cianorte em casa, por 2 a 0, após vencer fora por 1 a 0. Na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase, pelo América-MG, também em casa.
:: Reforços para a Série B: - Alex Silva (LD), Ricardo Silva (Z), Reniê (Z), Fabiano (LE), Mazinho (V), Pedro Ken (M), Marcelo (M), Thomaz (M), Maranhão (A)
:: Destaque: Pedro Ken
:: Time-base: Rodrigo Viana; Alex Silva, Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Peixoto; Jardel, Pedro Ken, Marcelo e Thomaz; Douglas Coutinho e Jefinho.

O meia Pedro Ken deixou o Juventude para jogar a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Operário-PR.<!-- NICAID(14561110) -->
Pedro Ken deixou o Juventude e acertou com o Operário-PRFoto: José Tramontin / Operário-PR,Divulgação

Sampaio Corrêa
:: Técnico: Léo Condé
:: Em 2019: subiu para a Série B
:: Situação em 2020: Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Águia Negra-MS. No Campeonato maranhense, está na semifinal, sem data para ser realizada. Não disputou a fase final da Copa do Nordeste neste ano.
:: Reforços para a Série B: Flávio Boaventura (Z), Jackson (A) André Luiz (M) e Daniel Penha (M).
:: Destaque: Eloir
:: Time-base: João Gabriel; Joazi, Paulo Sérgio, Boaventura e João Victor; André Luiz, Eloir e Daniel Penha; Diego Tavares, Roney e Jackson.

Léo Condé comanda o Sampaio Corrêa na Série BFoto: Lucas Almeida / Sampaio Corrêa, Divulgação

Leia também
Por conta da parada do futebol, ex-atacante do Caxias busca emprego em outra área durante a pandemia

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros