As possibilidades de classificação do Caxias à semifinal do returno do Gauchão - Esportes - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Números27/07/2020 | 19h09Atualizada em 27/07/2020 | 19h09

As possibilidades de classificação do Caxias à semifinal do returno do Gauchão

Equipe grená só depende de si para garantir uma vaga

As possibilidades de classificação do Caxias à semifinal do returno do Gauchão Porthus Junior/Agencia RBS
Equipe do técnico Lacerda garante a classificação com uma vitória Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A última rodada da fase de classificação do returno do Gauchão chega com os três times da Serra brigando por classificação à semifinal. Em grupos separados, eles estão com caminhos que se cruzarão na sexta rodada da Taça Francisco Novelletto. Caxias, Juventude e Esportivo têm possibilidade de garantir uma das quatro vagas na sequência do torneio, mas só dois deles podem passar — o Grêmio já é um dos classificados do grupo de Caxias e Esportivo.

Leia mais
Atacante do Caxias comemora gol e nascimento do filho na mesma semana

O grená, já classificado para a decisão geral após ganhar o primeiro turno, nutre a chance de vencer o segundo e garantir o título gaúcho de 2020, enquanto alviverdes e alviazuis  ainda têm condições de buscar a outra vaga na finalíssima.

Enquanto a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ajeita os últimos detalhes para confirmar datas e horários das partidas da última rodada, o Pioneiro fez um levantamento de chances de classificação dos times da região.

Caxias só depende de si

Entre as três equipes da região, o Caxias é aquele que está mais próximo de garantir uma vaga na semifinal. Atual vice-líder do grupo B, com 10 pontos, a equipe do técnico Rafael Lacerda depende somente de si para avançar. 

Um vitória contra o Ypiranga define grená no G-2 e, caso o Grêmio perca para o Novo Hamburgo e o saldo de quatro gols pró-tricolor seja desfeito, fica com a liderança do grupo independente dos placares dos outros  confrontos.

Caso a equipe grená fique no empate com o time de Erechim, a possibilidade de ir à próxima fase chega se o Esportivo não vencer o Juventude. O alviazul de Bento Gonçalves tem oito pontos e um gol positivo de saldo, enquanto o do Caxias é zero. Por isso, o empate grená somado com a vitória do Esportivo deixa a equipe caxiense fora da semifinal, ficando apenas no aguardo do adversário na finalíssima do Estadual.

Mesmo com derrota, o Caxias pode passar. Assim como no caso de empate, basta que o Esportivo não derrote o principal rival grená no Alfredo Jaconi.

Segundo o site de estatística Chance de Gol, a possibilidade de classificação do Caxias para a semifinal é de 85,1%. O empate, com o time chegando aos 11 pontos, deixa o time com 70% de possibilidade de passar de fase. O site afirma ainda que, segundo as probabilidades, o grená é favorito contra o Ypiranga, com 38,8% de chances de vitória, contra 28,3% do Canarinho e 32,9% de empate.

 No grupo B, além do Grêmio, já classificado, Caxias e Esportivo, somente o Brasil-Pel tem a remota chance de 0,8% de buscar uma vaga na semifinal. 

Leia também
Governador diz que tem apenas sintomas leves da covid-19

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros