Saiba como será a testagem dos profissionais do Caxias para a covid-19 - Esportes - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Testes04/06/2020 | 18h20Atualizada em 04/06/2020 | 18h36

Saiba como será a testagem dos profissionais do Caxias para a covid-19

Clube agendou com laboratório parceiro da Federação Gaúcha 

Saiba como será a testagem dos profissionais do Caxias para a covid-19 Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Caxias irá realizar na manhã desta sexta-feira (5) a testagem da covid-19 no grupo de jogadores, comissão técnica e alguns funcionários e membros da direção. A apresentação dos profissionais está marcada para as 8h30min. Os primeiros exames serão custeados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O clube agendou com a FGF e o laboratório de Porto Alegre, parceiro da entidade, irá aplicar os 50 testes.

Leia Mais
Caxias divulga protocolo de retorno progressivo ao treinos
Presidente do Caxias explica mudança de postura em acordo com o Juventude 

-  Todos que tenham uma proximidade com atletas e comissão técnica e que estão envolvidos serão testados. O clube já tomou várias medidas. O nosso número de funcionários é extramente reduzido, com enxugamento dos profissionais e com a pandemia tivemos desligamentos e afastamentos. Tomamos os cuidados de definir os mais próximos ao futebol, pessoal de limpeza, organização, vestiário - disse o presidente Paulo Cesar Santos, que também será testado:

- Vamos passar pelo teste também. A gente, eventualmente, acompanha todo o trabalho do departamento técnico e é necessário. Vamos fazer o teste sim, porque trabalhamos junto com o Ademir Bertoglio e o Lacerda.

Os atacantes Da Silva e Gilmar, que renovaram seus contratos com o clube, também são aguardados para realizar os testes nesta sexta. 

Laboratório

A FGF tem uma parceria com o Laboratório Qualitá para a realização de exames de diagnóstico molecular da covid-19.  Ele ficará responsável pela coleta de amostras, processamentos e laudos. O método utilizado será o PCR, considerado por infectologistas o mais preciso na detecção. Esse exame rastreia o material genético do vírus. 

O protocolo elaborado pela FGF prevê que sejam aplicados 100 testes por clube (à exceção da dupla Gre-Nal), sem custos para os times. A testagem será dividida em dois momentos. A primeira metade na retomada dos treinos e os outros 50 próximo ao reinício da competição.

O prazo padrão de entrega dos resultados é de até 48 horas após a realização da coleta da amostra, mas a empresa garante que há viabilidade de antecipação para 24 horas.

Testes futuros

Após a primeira testagem, o protocolo do departamento médico do Caxias prevê novos exames a cada 10 dias. O clube terá que bancar algo em torno de R$ 5 mil a cada nova testagem e, para isso, terá ajuda de patrocinadores e conselheiros. 

- Nós estamos num trabalho com o nosso patrocinador, o Plano Fátima, e também junto a UCS, conseguimos viabilizar um custo mais reduzido. Estamos oficializando essa negociação, que é de extrema importância para os demais exames. Também os nossos conselheiros estão ajudando, para ajudar nos equipamentos de proteção. Com isso, amenizamos bastante os gastos. Foi uma soma de esforços para ter um equilíbrio financeiro e cumprir todas as exigências do departamento médico - finalizou o presidente.

Leia Também
Caxienses da Cuscobayo têm clipe considerado ofensivo por Facebook e YouTube

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros