Jogos marcantes: o dia em que o Juventude conquistou o Brasil - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Na memória27/06/2020 | 06h02Atualizada em 27/06/2020 | 06h02

Jogos marcantes: o dia em que o Juventude conquistou o Brasil

O empate em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã, garantiu o título histórico da Copa do Brasil

Jogos marcantes: o dia em que o Juventude conquistou o Brasil Paulo Franken/Agencia RBS
Jogadores do Juventude festejam no Maracanã Foto: Paulo Franken / Agencia RBS

27 de junho de 1999. Uma data que jamais sairá da memória dos torcedores alviverdes. Era domingo, o jogo começou às 17h, no Rio de Janeiro. O templo do futebol brasileiro foi o palco perfeito. O dia mais glorioso da história do Juventude. O Verdão empatou em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã lotado, e conquistou a Copa do Brasil. 

Leia Também
Juventude x Botafogo: 20 anos depois, as histórias de um dia inesquecível
Na história do Juventude: por onde andam os campeões da Copa do Brasil de 1999
Conquista histórica: ex-jogadores do Juventude relembram título da Copa do Brasil  

Nem mesmo as mais de 100 mil vozes adversárias pararam o Juventude ou calaram os mais de mil juventudistas no Maracanã. O time comandado pelo técnico Valmir Louruz confirmou sua grandeza naquele dia. O time da casa tentou de todas as formas, mas sem sucesso. A cada minuto, o desespero alvinegro crescia.  O Juventude jogou pelo regulamento, posicionou-se defensivamente, com uma marcação forte.

A estratégia foi arriscada. O Botafogo assustou em alguns lances no primeiro tempo. No mais perigoso deles, Sérgio Manoel fez o goleiro Emerson a espalmar. Na segunda etapa, o campo era dominado pelo xerife Índio, pelo gigante Picoli e, sobretudo, pela muralha Emerson.  Mesmo assim, houve sustos. Rodrigo invadiu a área em velocidade e colocou a bola na rede pelo lado de fora. Depois, Emerson salvou com o pé um chute de Zé Carlos. 

No entanto, a pressão do Botafogo não adiantou. Estava escrito: o Brasil estava pintado de verde, a cor do Juventude. Festa em Caxias do Sul, no Rio de Janeiro e em cada parte do país com algum jaconero. 

Galeria de Fotos

Ficha Técnica
Botafogo 0x0 Juventude
Data:
27/6/1999
Local:
Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Antônio Pereira da Silva, auxiliado por Jorge Paulo Oliveira Gomes e Filomeno Dourado dos Santos. Amarelos: Fábio Augusto (B), Lauro (J), Márcio (J) e Roberto (J)
Renda: R$ 458.451,00
Público: 90.217 pagantes; 101.581 no total.

BOTAFOGO
Wagner; César Prates, Bandock, Jorge Luiz e Fábio Augusto (Leandro Eugênio); Reidner, Júnior, Caio (Rodrigo) e Sérgio Manoel; Bebeto (Felipe) e Zé Carlos. Técnico: Gilson Nunes.

JUVENTUDE
Emerson; Marcos Teixeira, Índio, Picoli e Dênis; Roberto, Lauro, Flávio e Mabília (Gil Baiano); Maurílio e Márcio Mexerica (Alcir). Técnico: Valmir Louruz.   

Leia Também
Conquista histórica: um título que mudou a carreira dos jogadores do Juventude
QUIZ: você sabe tudo sobre a conquista da Copa do Brasil pelo Juventude há 20 anos? 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros