Jogos marcantes: Caxias segura o Grêmio e o século termina grená - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Lembrança21/06/2020 | 06h00Atualizada em 21/06/2020 | 06h00

Jogos marcantes: Caxias segura o Grêmio e o século termina grená

Após o 3 a 0 no Centenário, time do técnico Tite conseguiu o empate no Olímpico

Jogos marcantes: Caxias segura o Grêmio e o século termina grená Paulo Franken/Agencia RBS
Foto: Paulo Franken / Agencia RBS

O dia 21 de junho de 2000 está eternizado na história do Caxias. Em pleno Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o time grená segurou o Grêmio e conquistou o inédito título do Campeonato Gaúcho daquele ano. A equipe comandada pelo técnico Tite entrava para a história do clube e do futebol do Rio Grande do Sul. O Caxias foi o último campeão gaúcho do século XX.

Leia Mais
Jogos marcantes: Caxias goleia o Grêmio e fica próximo do título gaúcho
Clássicos marcantes: Caxias vence o Juventude por 3 a 0 no Jaconi

O título foi confirmado em Porto Alegre, após um massacre um show no Estádio Centenário, no dia 14 de junho de 2000. A vitória por 3 a O sobre o Grêmio, de Ronaldinho Gaúcho, encaminhou o Caxias para o título estadual. O time tinha o jovem técnico Tite na casamata. Dentro de campo, os destaques Gil Baiano, Gilmar, Paulo Turra, Jajá e Ivair levaram o time a segurar o milionário tricolor de Ronaldinho, Astrada, Paulo Nunes e Zinho.

A conquista passou pela segurança defensiva do Caxias. O goleiro Gilmar fechou o gol grená e foi determinante para o empate sem gols. Ele fez três defesas difíceis, duas em chutes de dentro da área nos primeiros 45 minutos da partida. No final do segundo tempo, defendeu um pênalti cobrado por Ronaldinho. Foi o último lance do jogo e coroou a atuação de Gilmar.

Ficha técnica

Grêmio 0 x 0 Caxias
Data:
21/06/2000
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por José Carlos Oliveira e André Veras
Público: 24.326 pagantes
Renda: R$193.174,00
Cartões amarelos: Ânderson Lima, Ronaldinho Gaúcho, Alex Xavier, Zinho, Marinho e Roger(G); Paulo Turra, Gilmar, Sandro Neves, Titi e Adão (C).

Grêmio
Sílvio; Ânderson Lima, Marinho, Alex Xavier e Roger; Ânderson Polga (Eduardo Costa), Itaqui (Beto), Zinho e Ronaldinho Gaúcho; Cláudio Pitbull e Amato. Técnico: Antônio Lopes.

Caxias
Gilmar; Jairo Santos, Émerson, Paulo Turra e Sandro Neves; Ivair, Titi (Cláudio), Gil Baiano e Márcio; Jajá (Delmer) e Adão (Luciano Araújo). Técnico: Tite.

Galeria de fotos

Leia Também
Câmara de Vereadores de Garibaldi adquire veículo de R$ 118 mil

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros