Grupos de corrida se mobilizam para ajudar projetos sociais em Caxias do Sul  - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Ação solidária02/06/2020 | 07h02Atualizada em 02/06/2020 | 07h02

Grupos de corrida se mobilizam para ajudar projetos sociais em Caxias do Sul 

Com segurança, corredores conseguem arrecadações aos finais de semana

Grupos de corrida se mobilizam para ajudar projetos sociais em Caxias do Sul  Arquivo pessoal / divulgação/divulgação
Foto: Arquivo pessoal / divulgação / divulgação

Através de uma ação social, corredores amadores poderão matar a saudade de correr na rua com segurança e ainda ajudar projetos sociais em Caxias do Sul. O Grupo de Luxo Running, criando em 2016, lançou o Desafio 12h para conseguir doações para projetos assistenciais de Caxias do Sul (FAS e Mão Amiga). 

Leia Mais
Campeonato Brasileiro masculino de rúgbi de 2020 é cancelado

Qualquer pessoa pode participar com doãções, basta irá até o Estádio Municipal aos sábados e domingos das 6h às 18h. O individuo irá doar sem precisar descer do carro. Seguindo um cronograma, cada final de semana é um tipo de doação. Por exemplo, até o momento, já foram arrecadados quase mil litros de leite.

- Todo ano fazemos um treino solidário para colaborar com o projeto Mão Amiga do Frei Jaime, mas devido à pandemia cancelamos. Aí surgiu a ideia de desafiar o grupo e motivar a galera a voltar aos treinos. É gratificante demais fazer isso - analisou Ramon Guarezi da Luz, presidente do Grupo de Luxo e um dos idealizadores da ideia. 

Essa ação social surgiu e teve ainda um maior engajamento, porque envolve outros grupos de corrida. Assim, pode obter muito mais doações e ajudar outras entidades ligadas ao Mão Amiga e a FAS. O Desafio 12h de Luxo consiste numa prova de corrida de revezamento durante 12h ininterruptas. Sem aglomeração e com corredores em determinados horários. 

- Sem poder treinar junto, devido a aglomeraões, as pessoas não estavam motivadas. Então, pensamos nesse desafio para as pessoas correrem e ajudar outras pessoas, e sem precisar se aglomerar. Cuidamos para não ter aglomeração já as doações são pelo sistema drive-thru - completou Ramon.

Onde acontece?

O local escolhido foi a calçada do Estádio Municipal no bairro Cinquentenário. A primeira equipe e idealizadora do desafio a participar foi o Grupo de Luxo nodia 17 de maior. As 12 horas foram divididas em 30 minutos para cada corredor, que deveria no seu horário agendado correr o maior número de voltas possível, atingindo a maior quilometragem que conseguisse. O desafio teve início pontualmente às 6h e seu término as 18h. 24 atletas amadores participaram e percorreram 138 km.

Uma tenda do Grupo foi armada no entorno, seguindo todos os protocolos de segurança em sistema drive-thru, um atleta por horário ficou recebendo as doações da comunidade, que compareceu para doar. E assim, acontece todos os finais de semana.

Após o término das primeiras 12 horas, o Grupo de Luxo convidou a assessoria Inspire Run que participou e arrecadou produtos de higiene para o Projeto Viva Raquel, que atende mulheres vítimas de violência. Na semana seguinte, foi a vez da Pranadar e depois a Six Gym. Agora já há um cronograma de equipes para as próximas semanas.

- Para que os projetos beneficiados pelo desafio recebessem as doações mais rapidamente, o desafio passou a ocorrer nos sábados e domingos e a adesão foi muito grande.  Assim, sucessivamente até serem realizados 12 desafios de 12h de corrida cada, e beneficiaremos 12 Projetos Sociais. Os projetos foram definidos pelo Mão Amiga e as assessorias estão sendo convidadas - disse Marlei Massoni Taufer, uma das fundadoras do grupo de corrida de rua, Grupo de Luxo Running.

Foto: Arquivo pessoal / divulgação

Foram definidos 3 linhas de arrecadação: 

LEITE: (leite em pó, de caixinha, achocolatado e biscoito) 

HIGIENE: (sabonete, creme dental, shampoo, condicionador, absorvente, lenço umedecido, desodorante) 

LIMPEZA: (álcool gel e 70%, água sanitária, papel higiênico, desinfetante, amaciante, sabão em pó e em barra). 

Calendário dos grupos de corrida:

17/05 - Grupo de Luxo Running (Casa do Adolescente) - Arrecadação de Leite
24/05 - Inspire Run (Viva Raquel) - Produtos de Higiene
30/05 - Pranadar (Centro de convivência Irmão Sol) - Produtos de Limpeza
31/05 - Six Gym (Serviço de Convivência Nossa Senhora da Paz) - Leite
06/06 - Raiar (Tia Oli) - Produtos de Higiene
07/06 - Alexandre Miotto (Centro de convivência Santo Antonio ) - Produtos de Limpeza
13/06 - GE Training (Residência Santa Clara) - Leite
14/06 - Red Running (Residência Bom Pastor) - Produtos Higiene
20/06 - Corpus Move (Serviço de Convivência Casa Brasil) - Produtos de Limpeza
21/06 - Life (Casa Lar Santa Alegria) - Leite
27/06 - Jever Running (Centro de Convivência Esperança) - Produtos Higiene
28/06 - Danivist (Centro de Convivência Capuchinhos) - Produtos de Limpeza

Grupo de Luxo

O Grupo de Luxo Running está em atividade desde 2016. O grupo é independente, sem fins lucrativos, e visa a prática de exercícios físicos através da corrida de rua com o cultivo de novas amizades, aliado à ajuda e incentivo ao próximo. A equipe é composta por 55 integrantes entre homens e mulheres de todas as faixas etárias e teve que parar as atividades realizadas na rua para evitar aglomerações e ajudar na prevenção a covid-19.

A primeira ação social durante a pandemia aconteceu em sistema de drive-thru,  seguindo todos os protocolos de segurança, utilizando equipamentos de proteção e sem aglomeração de pessoas. Foi realizada no dia 9 de maio. A divulgação foi somente no grupo de corrida e de familiares próximos. Foram arrecadados produtos de higiene e limpeza para ser distribuído para as famílias atendidas pelo Projeto, localizado no Monte Carmelo.

Leia Também
Domingos Mancuso e uma imagem de exatos 110 anos

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros