Mecanismo de solidariedade da Fifa pode ajudar Juventude a quitar dívida - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pagamento27/05/2020 | 18h39Atualizada em 27/05/2020 | 18h39

Mecanismo de solidariedade da Fifa pode ajudar Juventude a quitar dívida

Clube fez acerto e aguarda concretização de negócio envolvendo atleta oriundo da base

Mecanismo de solidariedade da Fifa pode ajudar Juventude a quitar dívida Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A possível saída do caxiense Alex Telles, do Porto, não é novidade. A imprensa da Europa especula uma negociação do atleta há um bom tempo. Nos últimos meses, o destino colocado para o jogador, formado pelo Juventude, foi a França. Inicialmente, o Chelsea apareceu como principal interessado, mas agora o negócio mais provável é com o Paris Saint-German (PSG), equipe de Neymar.

Leia Mais
Atacante Wellington Paulista afirma: "Não existe essa história de Juventude"

Segundo o jornal A Bola, de Portugal, o lateral-esquerdo foi vendido ao PSG. Ainda não há confirmação oficial de nenhuma parte. Nem pelo clube português, nem pelos representantes do atleta. Além disso, não houve sinalização do clube francês sobre o assunto. De acordo com a publicação, a proposta francesa seria de 25 milhões de euros, e o Porto aceita liberá-lo apenas ao final da temporada europeia, ou seja, no meio deste ano. 

Pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, dois clubes gaúchos serão beneficiados por esta transação. O Grêmio, que foi dono do atleta durante a temporada de 2013, terá direito a 0,5% do negócio. Ou seja, 125 mil euros da quantia total (pouco mais de R$ 730 mil pela cotação atual). O Juventude, que revelou o lateral-esquerdo, teria direito a pouco mais de 3% da fatia, o que soma 750 mil euros (aproximadamente R$ 4,3 milhões).

No entanto, se confirmado o negócio, o Ju não ficará com o valor da negociação. Esse dinheiro será utilizado para o clube pagar uma dívida com o ex-presidente Roberto Tonietto.

– Primeiro estamos aguardando essa confirmação da venda. Esse valor foi negociado no final do ano passado com o ex-presidente, com uma dívida de valores que tinha aportado no clube. Se por acaso se confirmar a negociação, não viria para o Juventude e sim para quitar essa dívida – disse o presidente Walter Dal Zotto Jr, que completou:

– São valores aportados no clube, como conselheiros e outros ex-presidentes têm valores aportados no Juventude. Foi a forma que achamos para resolver essa pendência, foi transferindo esse valor da solidariedade, quando acontecer, se acontecer, num contrato de risco. Toda negociação envolvendo o Alex Telles seria passada para o ex-presidente.  

Tonietto comandou o clube até o final de 2018. Durante o período em que esteve na direção, fez diversos aportes financeiros para manter sanada a saúde financeira da instituição, impedindo diversas vezes que atrasos salariais e de premiações ocorressem. Para recuperar seu investimento, o ex-presidente aceitou que uma provável negociação do lateral fosse usado como compensação. 

Mecanismo da FIFA

Jogadores do Juventude, (e) André Luiz Rodrigues Lopes, e (d) Paulo Sérgio Betanin (Paulinho) foram convocados para a Seleção Brasileira Sub 20.<!-- NICAID(987185) -->
Paulo Betanin (D) já foi importante para as finanças do clubeFoto: Daniela Xu / Agencia RBS

O mecanismo de solidariedade é um dispositivo previsto no Regulamento de Transferências da Fifa, com o objetivo de incentivar os clubes a formarem atletas. O caso de Alex Telles não é o primeiro nem o último no qual o Juventude pode ganhar. Um exemplo é o do atacante Paulo Sérgio Betanin, o Paulinho, revelado no Ju e que defendeu a seleção sub-20 no Sul-Americano de 2005. 

O atleta foi para o Livorno, da Itália, onde atuou por nove anos e se tornou o quarto maior artilheiro da história do clube. Em 2014, o atacante se transferiu para o Catar, para atuar pelo Al-Arabi. O negócio rendeu um valor significativo para o Juventude pelo mecanismo.

– Nós temos um acompanhamento, há algum tempo, e um profissional que faz esses levantamentos todos. Sempre pinga alguns valores de solidariedade que passaram pelo clube. O Paulo Betanin, nós tínhamos um percentual numa futura venda – disse o presidente alviverde.

Leia Também
Entidades e lideranças lamentam morte de empresário José Eugênio Farina

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros