Em crise financeira, adversário do Caxias anuncia desistência do Campeonato Brasileiro Série D - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Problema22/04/2020 | 12h31Atualizada em 22/04/2020 | 12h36

Em crise financeira, adversário do Caxias anuncia desistência do Campeonato Brasileiro Série D

Azulão optou por não disputar a Quarta Divisão nacional

Em crise financeira, adversário do Caxias anuncia desistência do Campeonato Brasileiro Série D Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O São Caetano, adversário do Caxias na Série D do Campeonato Brasileiro, anunciou nesta quarta-feira (22) que não irá disputar a competição nacional. Em comunicado oficial, o clube informa que encaminhou ofício para a Federação Paulista de Futebol (FPF) com a solicitação da desistência e disse que pretende priorizar sua saúde financeira.

Leia Mais
QUIZ: você sabe tudo sobre o Caxias?

— Em virtude da pandemia do Covid-19, o São Caetano Futebol Ltda encaminhou ofício nesta quarta-feira, junto à Federação Paulista de Futebol (FPF), solicitando a sua desistência da Série D do Campeonato Brasileiro. Competição que estava programada para iniciar em maio — diz parte do comunicado.

Devido ao cenário de incertezas quanto ao recomeço das competições, o clube decidiu não participar da edição deste ano. Conforme a nota, as dificuldades financeiras também ajudam na tomada de decisão:

— Queremos desta forma preservar a saúde financeira do clube em um momento de grande dificuldade para honrar compromissos já estabelecidos com jogadores, comissão técnica e todo o quadro de funcionários.

O São Caetano escolheu a Série D do Brasileiro após conquista da Copa Paulista no ano passado e o vice-campeão  XV de Piracicaba ficou com a vaga para a Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se pronunciou sobre a desistência do clube paulista e as medidas que serão tomadas.

Com a desistência do São Caetano, o Grupo 8 da Série D, tem agora Caxias, Pelotas, Marcílio Dias, Joinville, Novorizontino, Tubarão e São Luiz. O clube do ABC Paulista seria o adversário de estreia do Grená, no dia 23 de maio.

Regulamento

A competição está marcada para ter início nos dias 2 e 3 de maio. Pelo regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro, um clube pode desistir da competição com um prazo de 50 dias antes do início do campeonato. A data seria 13 de março e, portanto, o prazo já está esgotado. Assim, caso não se apresente para os jogos, o clube seria derrotado por WO.

"Art. 34 - Um clube poderá desistir de disputar o CAMPEONATO, desde que o faça com uma antecedência mínima de 50 (cinquenta) dias para o início da competição (13/03/2020), explicando os motivos através de ofício dirigido à sua Federação."

Já o regulamento geral de competições da CBF prevê uma punição de dois anos sem poder participar de competições nacionais:

"Art. 62 - Se uma equipe abandonar, for excluída ou eliminada pela Justiça Desportiva de uma competição ficará automaticamente suspensa durante 2 (dois) anos de qualquer outra competição coordenada pela CBF, em qualquer categoria ou divisão.

Parágrafo único - Entende-se também como abandono a desistência da disputa de uma competição após a publicação definitiva da tabela e regulamento correspondente."

Leia Também
Técnico do Veranópolis faz apelo à CBF: "Precisa ajudar os clubes sem série"

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros