As determinações de preparação física da dupla Ca-Ju aos atletas durante o período em quarentena - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Covid-1922/03/2020 | 15h44Atualizada em 22/03/2020 | 15h44

As determinações de preparação física da dupla Ca-Ju aos atletas durante o período em quarentena

Sem treinos nos clubes, objetivo das equipes é manter grupos preparados

As determinações de preparação física da dupla Ca-Ju aos atletas durante o período em quarentena Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Como prevenção ao coronavírus, a dupla Ca-Ju optou pela liberação de seu atletas dos treinamentos em seus respectivos estádios enquanto não há uma definição da sequência do calendário para a temporada 2020. 

O Juventude estabeleceu o prazo de uma semana — tempo que deve ser prolongado — e o Caxias liberou seus atletas por tempo indeterminado. Entretanto, os jogadores terão de cumprir regras e atividades físicas durante a reclusão doméstica.

Leia mais
Caxias amplia medidas para conter pandemia do coronavírus no Centenário
Juventude oferece área de treinamentos para auxílio durante pandemia do coronavírus

No alviverde, por exemplo, os jogadores receberam um manual de recomendações. Além das habituais, como higienização das mãos e uso de álcool gel, eles estão proibidos de viajar de avião, de frequentar shoppings, cinemas ou locais com grande aglomeração de pessoas. Em caso de descumprimento, está prevista uma advertência ou multa.

No Grená, houve uma reunião com departamento médico e comissão técnica, na qual os atletas também receberam orientações de exercícios físicos e alimentação durante o tempo de quarentena. Evitar o consumo de alimentos gordurosos e manter a hidratação corporal é considerado essencial.

— O departamento médico passou algumas orientações para os atletas, principalmente em relação aos cuidados com a família. Na parte de condicionamento físico, eu passei para eles alguns trabalhos diários a serem realizados em academias de seus prédios ou até em casa. Pedi para eles se manterem hidratados e, quanto a alimentação, evitar gorduras. Não sabemos por quantos dias isso será necessário, mas vamos torcer que todos fiquem bem — comentou Samir Omeiri, preparador físico do Caxias.

Embora o Campeonato Gaúcho tenha sido suspenso por apenas 15 dias, o avanço dos casos de contaminação da covid-19 no Estado indica que o período sem jogos deve ser maior, inclusive com a possibilidade de cancelamento do certame estadual. Mesmo sem a estrutura ideal, o fisiologista do Juventude, Marcos Galgaro, passou uma série de exercícios a serem cumpridos pelos atletas.

 — Nós elaboramos alguns treinamentos que podem ser facilmente executados em casa. Passamos três cartilhas com objetivos diferentes para cada tipo de treino. A primeira é de resistência muscular, a segunda é de isometria e a terceira foi de atividade aeróbica, que podem ser realizados em esteira ou em um espaço livre — disse Galgaro.

O Verdão preocupou-se também com a alimentação equilibrada de seus jogadores. Além da manutenção da preparação física, a nutricionista Paula Scavino passou uma lista de alimentos que reforçam a imunidade corporal, com frutas críticas, própolis e mel. 

Leia também
Bingo é autuado em R$ 35 mil por descumprir decreto em Caxias do Sul 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros