Alex Telles relata a mudança da rotina em Portugal por conta da Covid-19 - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Coronavírus22/03/2020 | 16h56Atualizada em 22/03/2020 | 16h56

Alex Telles relata a mudança da rotina em Portugal por conta da Covid-19

Jogador atua pelo Porto e competição nacional foi paralisada em 13 de março

Alex Telles relata a mudança da rotina em Portugal por conta da Covid-19 Porto/Divulgação
Foto: Porto / Divulgação

A pandemia de coronavírus tem mudado a rotina de todos. No esporte, não é diferente. O Campeonato Português está suspenso desde o dia 13 de março e as atividades no Porto também. O lateral-esquerdo Alex Telles está em quarentena, na sua residência em Portugal. Entre treinamentos em casa com planilha programada pelo clube, o caxiense toma todos os cuidados para ajudar na prevenção da covid-19. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou nesta semana estado de emergência. Essa é a primeira vez desde 1975 que o país toma tal atitude.

Leia Mais
As determinações de preparação física da dupla Ca-Ju aos atletas durant o período em quarentena

- Desde a semana passada estamos em casa e fomos liberados dos treinos. As competições foram suspensas pelo sindicato dos atletas e pela liga. Categoria de base também. O presidente acabou declarando estado de emergência. Algo forte para a gente se conscientizar e ficar em nossas casas. O Porto está com um grupo de apoio para todos nós, como alimentos e matérias de exercícios. A gente recebe o plano de treinamentos num aplicativo. Fomos condicionados a não usar a academia do condomínio. Realmente não sair de casa. Todos os dias, num momento exato, começamos os treinamentos em casa. O clube tem um atendimento impecável - analisa Alex Telles.

Entre as regras definidas pelo presidente, as autoridades públicas podem obrigar o confinamento compulsivo em casa ou em instituições de saúde, além disso, pode estabelecer cercas sanitárias e a interdição de deslocamentos e permanência nas ruas.

Segundo o jogador do Porto, os portugueses estão tomando todos os cuidados possíveis para diminuir o número de casos do coronavírus. De casa, Alex Telles consegue observar o fluxo quase nulo de pessoas pelas ruas.

- Como morador de Portugal, a gente fica muito triste. Essa pandemia tira a vida de muita gente e causa feridas em famílias. A gente fica receoso do que poderá acontecer. Em casa, muita coisa passa pela cabeça. As ruas estão vazias, é um comportamento exemplar. Há exceções, talvez, e só podemos sair em casos de extrema necessidade. O povo português está fazendo tudo para que isso possa regredir - diz Alex.

IMPACTOS

Ainda não há previsão para o retorno do Campeonato Português. O Porto lidera a competição com 60 pontos. Essa parada também causou um novo impacto no clube.

No dia seguinte ao presidente da República ter declarado estado de emergência em Portugal, as eleições foram suspensas. O clube teria um processo eleitoral previsto inicialmente para o dia 18 de abril, porém, foi adiado e ainda sem data definida. Tudo e todos estão buscando alternativas para se adaptar a essas novas mudanças.

- A preocupação existe. Nós queremos dar uma volta na rua, mas ficamos receosos porque é um comportamento errado neste momento. O povo português está sendo muito solidário um com outro. Só assim vamos conseguir sair dessa situação com saúde. Têm pessoas na área da saúde trabalhando 48 horas. É bem desgastante. Merece nosso abraço - analisou o ex-jogador do Juventude.

Alex Telles é mais do que um simples jogador de futebol. Ele é ídolo da torcida do Porto. Além disso, tem forte ligação com a sua cidade natal. Por isso, sabe do seu papel social.

O jogador de futebol é uma figura pública e capaz de influenciar multidões. Sabedor de tudo isso, Alex faz um apelo aos caxienses, gaúchos e aos brasileiros.

- Eu faço um apelo para as pessoas do Brasil. Respeitem os cuidados e as regras. Fiquem isolados, fiquem em casa. Restringir os contatos físicos é cumprir o papel como uma pessoa do bem, para que tudo termine rápido. Só vai melhorar se todos fizerem seu papel - pediu o atleta.

Alex Telles está na sua quarta temporada atuando em Portugal, na equipe do Porto. O contrato do lateral-esquerdo termina ao final da próxima temporada.

Leia Também  
Por conta do coronavírus, UCS terá aulas online a partir desta segunda-feira

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros