Carlos Barbosa está pronta para receber Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Na Serra30/01/2020 | 20h28Atualizada em 30/01/2020 | 20h28

Carlos Barbosa está pronta para receber Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal

Competição que reúne as 10 equipes sul-americanas começa sábado (1)

Carlos Barbosa está pronta para receber Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Não é à toa que Carlos Barbosa é conhecida como a Capital Nacional do Futsal. Com a ACBF, o município da Serra Gaúcha acumula 34 títulos, entre competições nacionais e internacionais. E esse é um dos motivos que fizeram a Conmebol escolher a cidade como sede das Eliminatórias para a Copa do Mundo, competição que inicia neste sábado (1º). 

O certame reúne as 10 seleções de futsal masculino da América do Sul até o dia 9, e vale quatro vagas no Mundial da Lituânia, duas por chave. No Grupo A estão Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Equador. No B, ficaram Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia. 

— É uma escolha natural. Se você quer fazer futsal no Brasil, a gente sempre pensa primeiro em Carlos Barbosa. A cidade é a capital do futsal. Então, nada mais correto do que puxar a competição para cá. Estou feliz demais em estar na cidade e tenho certeza que vai ser um sucesso — diz Ricardo Trade, gestor do comitê organizador das Eliminatórias. 

Leia mais
Saiba como comprar ingressos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal
Conheça os adversários do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal
Com ala da ACBF, seleção brasileira é convocada para as Eliminatórias da Copa do Mundo

 CARLOS BARBOSA, RS, BRASIL, 30/01/2020. Cidade de Carlos Barbosa se prepara para a realização das Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo de Futsal. Na foto,  Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. (Porthus Junior/Agência RBS)
Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra pronto para receber as Eliminatórias de FutsalFoto: Porthus Junior / Agencia RBS

Para receber o evento, Carlos Barbosa cumpriu os encargos de exigências da confederação continental e não precisou realizar investimentos, já que a competição é arcada por patrocinadores. O chefe da organização explica que a experiência na realização da Libertadores de Futsal, há dois anos, facilitou o processo. Na entrada da cidade, junto a Estação Férrea, estão posicionadas as bandeiras dos 10 países participantes. Em várias ruas há também placas e cartazes divulgando o torneio. Cinco delegações estão hospedadas em Carlos Barbosa, enquanto outras cinco ficaram em Garibaldi. Além da adesão da comunidade, a organização também percebe mobilização de turistas. 

— No hotel que eu estava, a delegação do Uruguai me falou: "pô, os pais vão vir, vem uma porção de gente assistir". A mesma coisa do Paraguai, da Argentina, fora os aficionados que vem. Então, o futsal vai também trazer gente para conhecer um pouquinho o Brasil, que vai gastar aqui na cidade, vai trazer turismo pelo nosso Estado e para a cidade de Carlos Barbosa. A Conmebol tem um orçamento para esse evento, é dinheiro privado. Trazemos o evento para cá e organizamos com as pessoas e fornecedores locais, já que é um desejo da confederação também gerar empregos e renda para a cidade — explicou Trade. 

APOIO ESTRUTURAL

Por ser a equipe da casa, a ACBF também está envolvida diretamente na organização das Eliminatórias, com o supervisor Lavoisier Martins e o gestor Francis Berté.  

— Não vou dizer que é fácil de organizar, até porque envolve muita coisa, mas é um pouquinho mais tranquilo em relação à Libertadores, pois já temos essa experiência. Estamos nos preparando da melhor maneira possível, justamente pelos jogos que a ACBF costuma participar dentro de Liga Nacional, Liga Gaúcha e outras competições — comenta Berté, que também destaca a expectativa pela presença dos estrangeiros: 

— Nós temos veículos de imprensa cadastrados dos outros países. Até porque envolve seleções. Sempre que tem um evento internacional da Conmebol vem o pessoal do Peru, da Argentina, da Bolívia, do Equador, enfim, normalmente vem bastante gente de praticamente todos os países envolvidos com a competição. 

 CARLOS BARBOSA, RS, BRASIL, 30/01/2020. Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo de Futsal - Treinamento da Seleção Argentina no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra. (Porthus Junior/Agência RBS)
Seleção Argentina de Futsal treinando em Carlos BarbosaFoto: Porthus Junior / Agencia RBS

Todas as seleções chegaram nesta semana a Carlos Barbosa e os treinamentos ocorrem no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, local do torneio, e no Parque Esportivo da Tramontina. Nesta quinta-feira, por exemplo, Brasil e Argentina chegaram a dividir a quadra por alguns minutos. Quando a albiceleste encerrava suas atividades, os goleiros brasileiros Guitta, Roncaglio e Jhonny começavam o aquecimento.

Leia também
Meia do Juventude garante que time não jogará a toalha na Taça Ewaldo Poeta
Caxias encaminha acerto com dois jogadores do time de aspirantes do Grêmio

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros