"A comunidade esportiva precisa voltar a acreditar no Fiesporte", destaca novo secretário - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

102.7 FM24/01/2020 | 21h59Atualizada em 24/01/2020 | 22h01

"A comunidade esportiva precisa voltar a acreditar no Fiesporte", destaca novo secretário

Responsável pela pasta, Gabriel Citton participou do Show dos Esportes desta sexta-feira (24)

"A comunidade esportiva precisa voltar a acreditar no Fiesporte", destaca novo secretário Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton, foi o destaque do Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, nesta sexta-feira (24). Assumindo a pasta no mês de janeiro, o secretário falou sobre a nova sede da pasta, o Fiesporte, o esporte de alto rendimento, as Surdolimpíadas 2020 e as polêmicas envolvendo o Conviver. 

Um dos principais assuntos abordados foi o Fiesporte, motivo de polêmica na administração municipal anterior. Citton defendeu que o processo precisa ser mais democrático, para que a comunidade tenha fácil acesso. 

— Todo mês tem que ter pelo menos uma ou duas reuniões para ensinar à comunidade como se faz um processo, porque não é fácil — disse Citton, que completou falando que a população precisa voltar a acreditar no projeto:

— Primeiro, precisamos ver se o Fiesporte é considerado concurso ou licitação. Há três anos, a maioria dos processos era realizado dentro da Smel, com o apoio da Procuradoria Geral do município. Hoje, está com domínio quase que total da Selic.  

Leia mais
Conheça o pensamento do novo Secretário do Esporte e Lazer de Caxias do Sul
Caxias do Sul reúne esforços para sediar a Surdolimpíada de 2021 

Também esteve em pauta o recente interesse do município em sediar a Surdolimpíada 2021. O evento esportivo será organizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), o International Committee of Sport for the Deaf  (ICSD) e a prefeitura de Caxias do Sul. São 6 mil atletas, de 100 países, em 21 modalidades envolvidos na competição. O secretário de Esporte e Lazer explicou que a disputa é com Brasília, para sediar o evento. 

— Se conseguirmos, acho que vai ser o maior evento esportivo que Caxias já teve. A UCS está capitaneando esse processo. E, agora, estamos "brigando" com Brasília, porque vai ser aqui ou lá, mas até o início de março vamos ter uma definição da situação —explica. 

O secretário também abordou a questão referente a nova sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que, agora, localiza-se no Ginásio Vascão, no bairro Pio X.

— O Vascão tem três andares e não tem elevador. Nós temos um servidor que é cadeirante, então conseguimos uma sala no térreo para ele. Ontem (23), recebemos as senhoras do Conviver e, quando chegou uma com bengalas, fiquei com vergonha de pedir que subissem ao terceiro andar, que é onde fica a sala do secretário. Então, tive que pedir para que a reunião fosse realizada no térreo — explica. 

Segundo Citton, a antiga sede da Smel, localizada no Centro da cidade, ainda não foi entregue. Ou seja, a prefeitura continua pagando o aluguel do espaço mesmo sem utilizá-lo. 

Por fim, o responsável pela Smel falou sobre o esporte de alto rendimento. Além de relembrar os bons momentos do Juventude Futsal e do Caxias do Sul Basquete, Citton disse que a prefeitura precisa dar maior apoio para esta área. 

— O poder público, muitas vezes, não precisa dar dinheiro para o alto rendimento. Entretanto, através do prefeito, a comunidade também precisa se inserir no processo— defendeu. 

 ASSISTA AO SHOW DOS ESPORTES NA ÍNTEGRA   

O Show dos Esportes retorna nesta próxima segunda-feira (27), às 20h10, na Rádio Gaúcha Serra. A apresentação será de Eduardo Costa e Marcelo Rocha.

Leia também:
Os problemas que o Caxias trouxe da Arena do Grêmio para a segunda rodada do Estadual
Saiba quem será desfalque do Juventude contra o São Luiz

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros