Intervalo: Associação em prol dos ciclistas deve ajudar no debate sobre o tema em Caxias do Sul - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião11/12/2019 | 21h02Atualizada em 11/12/2019 | 21h02

Intervalo: Associação em prol dos ciclistas deve ajudar no debate sobre o tema em Caxias do Sul

Unicca terá como principal objetivo a ampliação do diálogo com o poder público

Intervalo: Associação em prol dos ciclistas deve ajudar no debate sobre o tema em Caxias do Sul Fábio Rausch / Divulgação/Divulgação
Foto: Fábio Rausch / Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A primeira assembleia geral da União dos Ciclistas Caxienses, a Unicca, será realizada nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, vai ser fundada, de forma oficial, a associação e será instituído o quadro diretivo.

Leia Mais
Prefeitura de Caxias já tem mapeados pontos a serem interligados por ciclovias

A ideia do grupo, liderado pelo vereadora Tatiane Frizzo (Solidariedade), é criar uma organização que lute por uma cidade mais democrática no trânsito, que por muitas vezes favorece veículos motorizados, não havendo espaço para outras formas de transporte, como a bicicleta.

– Ter uma associação é um passo importante para fortalecer a nossa luta. Fico feliz por fazer parte desse momento representativo que vai auxiliar e fortalecer o diálogo com o poder público – ressalta a parlamentar.

O arquiteto, urbanista e cicloativista, Rodrigo Guidini, diz que os ciclistas estão desarticulados, espalhados em diversos grupos na cidade e precisam se unir:

– Essa pauta comum é a urgente necessidade de que o ciclista seja percebido como parte integrante do trânsito. O ciclismo pode ser considerado uma das soluções para os iminentes problemas de mobilidade urbana, ambientais, de saúde pública e de qualidade de vida.

O tema é importante e ultrapassa os limites do esporte ou da simples utilização das bicicletas. Muitas cidades do Brasil já entenderam a importância das ciclovias, e, principalmente, do necessário respeito aos ciclistas no trânsito. É a hora de Caxias mudar.  

Leia Também
Caxienses participarão do 53º campeonato brasileiro de tênis de mesa

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros