Caxienses participarão do 53º campeonato brasileiro de tênis de mesa - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Em São Paulo11/12/2019 | 13h25Atualizada em 11/12/2019 | 13h25

Caxienses participarão do 53º campeonato brasileiro de tênis de mesa

Competição ocorre de 11 a 15 de dezembro e tem quatro representantes da cidade

Caxienses participarão do 53º campeonato brasileiro de tênis de mesa Antonio Valiente/Agencia RBS
Sabrina Moschen é a única guria de Caxias do Sul a integrar a Seleção Gaúcha Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O 53º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa ocorre de 11 a 15 de dezembro, em São Paulo. Nesta edição, a competição contará com a participação de quatro caxienses: Ruan Necker, Pedro Camargo, Sabrina Moschen e Alexon Piccolin. 

Leia mais:
Atleta do tênis de mesa vai representar Caxias do Sul nos Jogos Escolares da Juventude 

Os atletas Necker e Camargo integrarão a Seleção Gaúcha infantil masculina, enquanto Sabrina estará junto com a Seleção Gaúcha infantil feminina. Ambos, com 14 anos, participarão do campeonato por meio de convite da Sogipa, de Porto Alegre. 

— Nós temos um campeonato estadual durante o ano. Nele, a Federação Gaúcha e os técnicos do Rio Grande do Sul observam os atletas de todos os clubes. Então, vai se criando uma seleção natural — explica Alexon Piccolin, técnico e atleta do tênis de mesa. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL (21/11/2019)Sabrina Moschen vai disputar na categoria 12 aos 14 anos, nos Jogos Escolares da Juventude na modalidade de tenis de mesa. (Antonio Valiente/Agência RBS)
Técnico e atleta paralímpico, Alexon Piccolin participa de competições há cerca de nove anosFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

 Piccolin, por sua vez, integrará a Seleção Catarinense na competição. O retrospecto do professor e atleta paralímpico conta com 25 medalhas na Copa Brasil, diversas premiações no Campeonato Brasileiro, e seis medalhas no Circuito Internacional. 

— Aqui no Rio Grande do Sul, a gente não tem atletas na minha classe funcional, de deficiência física, para compor uma seleção. Então, esse ano vou representar Caxias do Sul e Santa Catarina, simultaneamente — explica Piccolin. 

Dos atletas infantis, apenas Necker já teve experiência no Campeonato Brasileiro. Ano passado, o atleta foi campeão de duplas, junto com um tenista da Sogipa. Então, a fim de preparar os outros caxienses para a competição, os treinamentos foram intensificados. Cerca de nove horas semanais são reservadas a eles.

— A gente tem um nível de cobrança mais alto com eles. Preparamos treinos particulares e, quando o treino é coletivo, os exercícios direcionados tem um nível de dificuldade mais alto — detalha o técnico. 

A competição inicia nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 15. Para participar, os atletas tiveram viagem e a estadia custeadas pela Sogipa. Junto com eles, quatro técnicos acompanham a equipe. 

Leia também:
Intervalo: Marquinhos Santos fez um desafio ao torcedor do Juventude
"Aqui, para mim, a torcida do Caxias é a maior", diz Marcelo Pitol

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros