O grande desafio da Apafut: equipe encara o Brasil-Pel na semifinal do Gauchão sub-17 - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Em busca do título11/10/2019 | 06h00Atualizada em 11/10/2019 | 06h00

O grande desafio da Apafut: equipe encara o Brasil-Pel na semifinal do Gauchão sub-17

Time caxiense joga primeiro confronto em Pelotas, no sábado (12)

O grande desafio da Apafut: equipe encara o Brasil-Pel na semifinal do Gauchão sub-17 Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Grupo da Apafut viaja nesta sexta-feira (11) para Pelotas Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A Serra Gaúcha tem um representante na semifinal do Gauchão sub-17. E não é nenhuma das equipes tradicionais e que fazem da categoria de base um apoio para o profissional. O classificado da região em busca de uma das vagas na decisão do Estadual Juvenil é a Apafut/UCS, de Caxias do Sul. A equipe encara neste sábado (12), em Pelotas, o Brasil-Pel no primeiro confronto do mata-mata. A partida ocorre no Estádio Bento Freitas, a partir das 11h.

Para chegar na semifinal, a equipe caxiense deixou para trás adversários tradicionais do futebol gaúcho. Na primeira classificatória, ficou na frente de Juventude e de Caxias, que terminaram em segundo e terceiro lugares do grupo, respectivamente.

Na segunda fase, eliminou o Brasil-Fa e liderou novamente a chave. Nas oitavas de final, mais um serrano ficou no caminho da Apafut. Desta vez, o Esportivo, eliminado nos pênaltis pela equipe comandada pelo técnico Marcelo Tura.

A vaga na semifinal veio depois de dois confrontos contra o Gramadense. Após perder por 1 a 0 na casa do adversário, a Apafut venceu por 3 a 0 no campo da Linha 40 e garantiu a passagem de fase.

Leia mais
APAFUT é a melhor equipe da Serra no Gauchão Sub-17

Agora, o duelo contra o Xavante pode garantir não só a passagem para a final do Estadual, mas também uma vaga na Copa do Brasil Sub-17.

– É a consolidação de um trabalho. Esse ano foi um diferencial da busca e da constante intensificação do treinamento. Dentro disso, a gente consegue consolidar nosso nome dentro do cenário gaúcho de categoria de base. Já vínhamos em uma sequência de disputas, mas sempre fomos eliminados nas quartas de finais. Esse ano, o trabalho foi bem mais compromissado – avalia o coordenador de futebol da Apafut/UCS, Jeferson Borges.

O comprometimento dos jogadores é parte destacada pela direção e comissão técnica da equipe. Com jovens que têm experiência em outros clubes, a base do time foi montada pensando também na categoria sub-20, que será lançada oficialmente no final deste ano. 

Atletas como o goleiro Thainan, que já chegou em finais de sub-15 pelo Juventude, sabem da importância deste momento com a Apafut para o crescimento do time.

 CAXIAS DO SUL,RS, BRASIL, 09/10/2019 - A Apafut/UCS treina para encarar o Brasil-Pel na semifinal do Gauchão sub-17. NA FOTO:Goleiro Thainan. (Marcelo Csagrande/Agência RBS)
Goleiro Thainan diz que Apafut/UCS está confiante na passagem para a decisão do EstadualFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

– No começo, ninguém acreditava na Apafut. Mas mostramos que temos muito potencial para disputar com os times grandes. Todo o grupo está focado para ir para a final. Temos total confiança que vamos estar lá –  afirma Thainan, reconhecendo a força do rival, mas valorizando o próprio time:

– Sabemos do poder deles, da camisa do Brasil. Mas estamos trabalhando forte e sabemos do nosso potencial. Vamos para fazer um belo jogo lá.

Com melhor campanha na competição, o time caxiense vai a Pelotas em busca de uma vantagem, mesmo que mínima, para o jogo da volta, no campo da Linha 40, no dia 20. É a hora do passo a mais da Apafut no cenário gaúcho.

Leia também
Sangue furtado em Caxias não teria utilidade e motivação do crime é mistério

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros