Juventude tem 11 atletas da base negociados com clubes da Série A - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

De olho no futuro18/09/2019 | 19h00Atualizada em 19/09/2019 | 14h49

Juventude tem 11 atletas da base negociados com clubes da Série A

Athletico, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo são equipes com jogadores oriundos do Ju

Juventude tem 11 atletas da base negociados com clubes da Série A Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Juventude é por essência um time forte nas suas categorias de base.  Em 2013, a CBF certificou o clube como Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta. Desde as escolinhas até o sub-20, última categoria antes do time principal, o Ju tem a preocupação com a captação, criação, desenvolvimento e profissionalização de seus jovens. 

Leia Mais
Emprestado ao Grêmio, conheça o jovem que pode render R$ 1,1 milhão ao Juventude 

Essa filosofia possibilita a formação de jogadores como reforços do grupo profissional ou também como aporte financeiro para os seus cofres. Atualmente, a direção alviverde tem emprestado jovens da sua base para clubes de Série A ou até para o Exterior com o objetivo de futuramente ter um retorno importante. 

Em todos esses casos, existe um valor como opção de compra ao final do vínculo de empréstimo, além de uma porcentagem interessante em uma futura venda.

— Teve uma procura muito grande de atletas nossos por vários clubes. O Juventude não vai ganhar num primeiro momento, mas o clube está ficando com percentuais interessantes. Temos meninos no Palmeiras, Corinthians, Athletico-PR, São Paulo e Grêmio. Colocando eles numa vitrine maior, daqui a pouco, um que estoure é o valor do orçamento de um ano. Assim, pode ter um retorno. Então, é essa a intenção. Temos que continuar formando para ter retorno no futuro — explica o presidente Walter Dal Zotto Jr.

Além de uma possibilidade futura de compensação financeira por alguma venda, o Juventude tem outro acordo com os clubes de Série A. Com a confirmação do acesso à Série B, atletas devem ser emprestados ao Ju para atuar no próximo ano com os salários pagos.

— Nós temos o pensamento de criar ativos. Com os jogadores em outros clubes nós podemos dizer que temos um ativo. Está desenhado com um percentual, um valor, não tão expressivo, na assinatura do contrato e jogadores que viriam para o profissional com salário pago — comenta o diretor-geral de futebol Osvaldo Pioner. 

Além do atacante Gabriel Valentini, 18 anos, negociado com o  Al Nasr dos Emirados Árabes, e o meia Denner e do lateral-esquerdo Felippe, que estão a caminho do Athletico-PR e estavam no profissional,  o Juventude tem 12 jogadores em outros clubes. Todos com possibilidade de crescimento e de um futuro retorno ao clube. Outros dois ainda devem ser negociados com o Bahia como o volante Felipe Pará e o atacante Pedro Lucas, ambos com 17 anos.

— É importante que a gente tenha essas parcerias e o respeito dos maiores clubes do país quanto a isso. O Juventude é reconhecido como um clube formador - finalizou o presidente Walter Dal Zotto Jr. 

Ao todo, 11 atletas estão atuando em equipes de base de times da Série A: três no Athletico-PR, três no Corinthians, dois no Palmeiras, um no Flamengo, um no Grêmio e outro no São Paulo. Além disso, o goleiro Lucas Dornelles está no Figueirense, que disputa a Série B.

Atletas da base

João Vitor Martins - atacante - 14 anos (Athletico-PR)
Pedro Henrique Girardini - meia - 14 anos (Athletico-PR)
Thiago Gutz - zagueiro - 15 anos (Corinthians)
Idelmindo - atacante - 15 anos (Corinthians)
Kauan - meia - 15 anos (Palmeiras)
Natan Sales - goleiro - 16 anos - (Palmeiras)
João Pedro - zagueiro - 16 anos (Athletico-PR)
Pedro Arthur - atacante - 17 anos - (Flamengo)
Lucas Dornelles - goleiro - 17 anos - (Figueirense)
Yago - zagueiro - 18 anos (São Paulo)
Adrian - atacante - 19 anos (Grêmio)
Kelvin - zagueiro - 19 anos (Corinthians)
Felippe Borges - lateral-esquerdo - 20 anos (Athletico-PR)

Leia Também
Judocas do Recreio da Juventude embarcam para duas competições nacionais

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros