
A Copa América 2019 quase viveu uma quinta-feira de TBT. A Seleção Brasileira encarou o Paraguai pelas quartas de final da competição, na noite desta quinta-feira (27), e quase viveu o fantasma de 2011 e 2015. Mesmo com um a menos, os paraguaios seguraram o 0 a 0 no tempo normal. Porém, na decisão por pênaltis, o time do técnico caxiense Tite venceu por 4 a 3 e garantiu a vaga na semifinal. O sonho da conquista em casa segue vivo para os brasileiros.
O primeiro tempo de jogo foi de muita tensão para o time de Tite. Logo aos três minutos, Firmino arriscou e Gatito Fernandez, que se tornaria nome importante na partida, defendeu.
O problema da Seleção Brasileira acabou sendo a falta de coragem para arriscar. Ainda que tentasse as chegadas, os atacantes da equipe de Tite não finalizavam. Assim, aos 28, foi o Paraguai quem chegou. Derlis chegou pela direita e obriga Alisson a fazer boa defesa.
O Brasil só tentou, de fato, aos 39. Filipe Luís fez belo passe para Coutinho. O meia do Barcelona arriscou, mas novamente Gatito apareceu bem.Aos 41, novamente o goleiro do Botafogo evitou o ataque brasileiro, cortando com o pé a tentativa de domínio de Gabriel Jesus.
Assim, o time do técnico Tite saiu vaiado para os vestiários da Arena do Grêmio.
A volta do segundo tempo mostrou uma partida muito diferente. Aos sete minutos, Arthur quase abriu o marcador após Gatito sair errado. Porém, o paraguaio se recuperou e defendeu o chute.
Aos nove, o lance que poderia mudar o jogo. Firmino recebeu passe em profundidade de Gabriel Jesus. Quando ia finalizar, recebeu toque de Balbuena. O árbitro imediatamente marcou o pênalti. Porém, o VAR mostrou que a falta foi fora da área. Com isso, o zagueiro paraguaio foi expulso. Na cobrança da falta, Daniel Alves parou em nova defesa de Gatito.
A partir daí, só deu Brasil. Aos 18, Thiago Silva arriscou de longe, para fora. Aos 24, foi Arthur quem chutou, mas Gatito segurou. Aos 28, Everton - o principal destaque brasileiro -fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola sobrou para Gabriel Jesus, que errou o alvo.
Aos 3o, Marquinhos cruzou e Firmino cabeceou próximo a trave direita. A defesa mais incrível de Gatito veio aos 42. Coutinho cobrou falta e Alex Sandro desviou, mas o goleiro fez um milagre.
O último suspiro do Brasil, aos 44, teve William mandando uma bomba com efeito, mas a bola explodiu na trave. A decisão foi para os pênaltis.
Logo na primeira cobrança paraguaia, Gustavo Gomez errou em excelente defesa de Alisson. O Brasil saiu na frente com William, deslocando Gatito.
A segunda série iniciou com Almirón, de canhota, fazendo o primeiro do Paraguai, com categoria. Para o Brasil, Marquinhos fez, mesmo que Gatito tenha tocado na bola.
O terceiro chute paraguaio foi de Valdez, que mandou forte para empatar. Mas Coutinho, com categoria, manteve o Brasil na frente.
Rojas, com um chute no ângulo, abriu a quarta série com um golaço. Pelo lado brasileiro, no entanto, Firmino errou bisonhamente a finalização e mandou longe do gol. Tudo igual na Arena.
A sorte da equipe de Tite é que, no chute seguinte, Derlis Gonzáles repetiu o erro de Firmino e mandou para o lado do gol. Coube então a Gabriel Jesus, na quinta cobrança brasileira, fazer o gol e garantir o triunfo da Seleção. A semifinal, na próxima terça-feira (2), será contra o vencedor de Venezuela e Argentina.