Ex-secretários de Esporte e Lazer de Caxias avaliam transformação da secretaria em departamento   - Esportes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Repercussão02/05/2019 | 20h18Atualizada em 02/05/2019 | 20h18

Ex-secretários de Esporte e Lazer de Caxias avaliam transformação da secretaria em departamento  

Professor Paulo Gedoz de Carvalho pediu exoneração do cargo por não concordar com a extinção da pasta

Ex-secretários de Esporte e Lazer de Caxias avaliam transformação da secretaria em departamento   Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

A possibilidade de extinguir a Secretaria do Esporte e Lazer e torná-la um departamento da Secretaria da Educação repercutiu negativamente entre ex-secretários municipais e ex-diretores do extinto Departamento Municipal de Esportes e Recreação (Demer). Criada em setembro de 2003, no Governo Pepe Vargas, a pasta trouxe avanços em todas as administrações municipais.

Leia mais:
Ex-secretário saiu do Governo Guerra por ser contra transformação da secretaria de esporte em departamento
Governo Daniel Guerra diz que "se posiciona quando precisar" sobre unificação de secretarias

Um dos idealizadores e diretor do Demer por oito vezes nos governos de Victorio Trêz e Pepe Vargas, Juliano Viegas, afirma que, se confirmada a decisão do prefeito Daniel Guerra (PRB), será um retrocesso total no esporte de Caxias do Sul.

_ A cidade tem tradição no esporte. É a mãe dos Jogos Escolares no Rio Grande do Sul, ainda na década de 1960. Uma atitude dessas é pensar pequeno, como uma cidade pequena que não dá atenção ao esporte, cultura e lazer. O prefeito se elegeu com a propaganda de nova política, mas, até agora, só estou vendo coisa velha _ critica.

Para o professor Gerard Mauricio Fonseca, um dos últimos diretores do Demer, dentro da atual conjuntura, pouca coisa irá mudar. Ele diz que a secretaria ficou mais fragilizada e foi enfraquecendo na atual gestão.

_ Virou uma questão natural. De maneira geral, é um retrocesso _ aponta.

O Pioneiro ouviu ainda os ex-secretários Claudia Bonalume, Felipe Gremelmaier, José Luiz Plein Filho e Washington Cerqueira. Jair de Souza Bastos e Jó Arse não retornaram a solicitação da reportagem. Já a ex-secretária Márcia Rohr da Cruz não quis opinar sobre o assunto.

O QUE DIZEM:

"Estou acompanhando a discussão com muita apreensão! Entendo que a SMEL cumpre um papel humanizante muito rico para a cidade e sua extinção será uma grande perda. Ser parte da SMED não é a mesma coisa. Atuei nela e no Demer, e sei que os desafios da educação são tantos que acabam colocando o esporte e o lazer em segundo plano." Claudia Bonalume, ex-secretária no Governo Pepe Vargas (PT)

"É um dos momentos mais tristes do esporte na história de Caxias do Sul. A gente ainda não tem noção do impacto que vai representar para a comunidade esportiva e de lazer da cidade. É um momento de imensa tristeza." Felipe Gremelmaier, ex-secretário no segundo Governo Sartori (MDB)

"É um retrocesso muito grande. Não só para Caxias do Sul, mas para o Estado. Nossa cidade sempre foi uma referência no esporte. Durante a nossa gestão, fui a, pelo menos, quatro cidades de Santa Catarina para mostrar nosso projeto. Hoje, os catarinenses estão alguns passos na nossa frente. Existiu um aporte financeiro e uma preocupação maior com o esporte e lazer até 2012. Depois, isso foi diminuindo gradativamente. E, talvez por isso, a gente viva essa situação de redução de tamanho. É algo lamentável e que precisa ser discutido." José Luiz Plein Filho, ex-secretário durante os dois Governo Sartori (MDB)

"Acho que (o governo atual) está dando um grande passo para trás. As consequências são grandes. Transformando em departamento os recursos que já não são grandes vão diminuir e vai diminuir o atendimento. Hoje, o esporte é uma ferramenta de transformação e está lincada a saúde, segurança e educação. Com a transformação (o governo) vai perder um meio de transformação principalmente para as crianças vulneráveis. Com certeza é uma perda muito grande." Washington Cerqueira, ex-secretário do Governo Alceu Barbosa Velho (PDT)

Leia também:
Marcelo Demoliner alcança a semifinal do ATP 250 de Munique
Com possível reencontro, Juventude e Grêmio aprovam sorteio das oitavas de final
Prefeitura de Bento Gonçalves investe R$ 305 mil na aquisição de dois veículos


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros