Ex-secretário saiu do Governo Guerra por ser contra transformação da secretaria de esporte em departamento   - Esportes - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Polêmica02/05/2019 | 11h22Atualizada em 02/05/2019 | 11h28

Ex-secretário saiu do Governo Guerra por ser contra transformação da secretaria de esporte em departamento  

Segundo Paulo Gedoz de Carvalho, prefeito afirmou que Smel se tornará parte da Secretaria Municipal de Educação

Ex-secretário saiu do Governo Guerra por ser contra transformação da secretaria de esporte em departamento   Antonio Valiente/Agencia RBS
Em frente à secretaria, nesta quinta (2), Paulo de Carvalho se disse contrário à transformação da Smel em departamento Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

O ex-titular da pasta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Paulo Gedoz de Carvalho, falou na manhã desta quinta-feira (2) sobre os motivos que o fizeram deixar o governo do prefeito Daniel Guerra. O professor foi contrário à decisão da prefeitura de transformar o setor em um departamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

— Eu estava muito preocupado com uma coisa dessas e nunca consideraria isso (a fusão das secretarias). Mas quando o prefeito me falou, já fazia um ano que estavam estudando isso. E eu nunca fui convidado para participar desses estudos. Ele poderia me convidar por respeito à área, por consideração, mesmo sabendo que eu sou contra. Na verdade, qualquer professor de educação física seria contra — afirmou Carvalho.

Segundo as palavras do professor, o término na Smel é um "retrocesso". Ele valorizou o trabalho realizado até aqui pela pasta nas gestões anteriores e questionou a extinção da secretaria em cima de um posicionamento de Daniel Guerra: 

 Leia também
Governo Guerra diz que "se posiciona quando precisar" sobre unificação de secretarias
Intervalo: Mudança no comando da Smel deixa claro o descaso da prefeitura com o esporte

— Essa secretaria é referência no Brasil, no mínimo, nos últimos 15 anos. O próprio prefeito disse isso quando esteve aqui o Osmar Terra (ministro da Cidadania). Como tu vais eliminar uma referência?

Por fim, Paulo Gedoz de Carvalho demonstrou decepção com a decisão do poder municipal com a transformação da Smel em departamento da Smed. O ex-secretário revelou um diálogo com Guerra que mostrou um posicionamento contrário também do gestor.

— O prefeito me disse que ele, pessoalmente, não era muito a favor dessa fusão. Que na verdade foi o grupo de governo que está estudando isso e chegou nessa conclusão. Eu espero que ele mantenha a opinião dele. É uma característica dele. Mantém mais a opinião dele do que outras opiniões. Então, que nesse caso, mantenha a dele — concluiu o professor.

Antes da entrevista, que ocorreu na frente da Smel, Paulo Gedoz reuniu os funcionários da pasta para anunciar os seus motivos. Depois, lançou uma nota à imprensa falando da sua tristeza com a fusão.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Neste momento, triste para mim e para as pessoas que amam o esporte e sabem da sua importância em todos os aspectos da formação humana, do físico ao cognitivo passando pelo prazer e pela felicidade, gostaria de fazer alguns esclarecimentos: 

Ao ser convidado pela 2ª vez pelo Sr. Prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), aproximadamente 18 meses atrás, busquei a comunidade de interesse, me munindo de informações, subsídios e principalmente do respaldo de entidades e pessoas de referência na área. 

A SMEL, neste período, estava vivendo impasses bastante delicados. Decidi então, deixar minha tão aguardada aposentadoria e colocar meus conhecimentos, princípios e anseios em relação ao desenvolvimento do esporte e lazer desta cidade à disposição do nosso município. 

Com o aval do Sr. Prefeito, assumi a pasta dizendo com ênfase: “Espere de mim lealdade, mas jamais submissão, pois não me submeterei a pontos de vista e principalmente ações com as quais eu não concorde!” 

Frente a esse novo desafio criei grupos de estudos para readequar as ações e metas da secretaria. Os resultados obtidos foram muito bons, aumentando e qualificando os atendimentos à comunidade em geral. Sob minha gestão houveram alguns impasses administrativos, mas sempre conduzidos por mim com ética, justiça e respeito em todas as situações pertinentes à secretaria. 

Na última sexta-feira, dia 26 de abril fui chamado para uma reunião com o Sr. Prefeito, onde fui informado que um grupo da administração central analisava, há mais de ano a possibilidade da SMEL voltar a ser um departamento dentro da SMED (Secretaria Municipal da Educação). 

Esta notícia me deixou absolutamente surpreso pois, escolhido para representar esta pasta, não estava participando e tampouco sabendo dos estudos para a construção deste novo projeto, numa desconsideração a pessoa que represento nesta conjuntura. 

Em respeito ao histórico esportivo de Caxias do Sul e conhecedor da trajetória do Conselho Municipal de Esportes, Departamento Municipal de Esportes até a criação da Secretaria de Esportes e Lazer que há vários anos e com diferentes gestores, tornou-se referência nacional com seus programas, projetos e financiamentos na área do desporto e lazer, somando o meu conhecimento em mais de 40 anos de atuação na área de Educação Física como: técnico em desporto, professor universitário na área de formação de professores, pesquisador na área de administração esportiva, gestor do Projeto Olímpico, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, chefe de departamento e diretor de curso da Universidade de Caxias do Sul (UCS), penso ser fundamental fazer este esclarecimento: a vivência de quatro décadas dedicadas a esta área me permite afirmar que a fusão da SMEL com a SMED ou qualquer outra secretaria, é um retrocesso para nossa cidade. 

De qualquer forma, agradeço o convite do Sr. Prefeito que muito me honrou com seu chamado especial para assumir esta pasta tão importante para todos. 

Agradeço também aos meus colegas secretários pela confiança e parceria, e agradeço principalmente, de forma muito especial, ao quadro de servidores da SMEL e a toda comunidade esportiva desta cidade. 

Tenho certeza que durante todo este tempo cumpri a máxima proposta por esta gestão: VERDADE, AÇÃO E RESULTADO. 

Obrigada a todos! 
 Paulo Eugênio Gedoz de Carvalho 
 Caxias do Sul, 02/05/2019

 Leia também
Dia D vacinação contra gripe ocorre neste sábado na Serra Gaúcha

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros