Jornalista perde mais de 30 kg com corrida e se prepara para Meia Maratona de Caxias - Esportes - Pioneiro

Versão mobile

 

Pela saúde25/09/2018 | 09h21Atualizada em 25/09/2018 | 09h44

Jornalista perde mais de 30 kg com corrida e se prepara para Meia Maratona de Caxias

Ivan Sgarabotto emagreceu depois que alterou seus hábitos e começou a correr

Jornalista perde mais de 30 kg com corrida e se prepara para Meia Maratona de Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Ivan Sgarabotto pesou cerca de 115kg e com a corrida chegou ao peso ideal Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Uma transformação de 360 graus e que teve como ponto de partida a corrida de rua. A frase representa a mudança na vida de Ivan Sgarabotto. O jornalista de 31 anos chegou a pesar cerca de 115 kg, mas as atividades físicas fizeram com que tudo isso se tornasse apenas uma lembrança em fotografias. Em pouco mais de um ano, ele conseguiu superar os próprios limites e, com dedicação de sobra, já sente os reflexos das suas escolhas. 

Hoje, correr é muito mais do que apenas uma prática rotineira. Tornou-se um vício superpositivo.  No próximo domingo, Sgarabotto disputará pela primeira vez os 10km da Meia Maratona de Caxias do Sul. Na prova em que tudo começou, no ano passado, ele quer continuar em seu processo de evolução 

A busca por uma rotina mais saudável iniciou pela insatisfação própria. Não apenas pela forma física em que se encontrava, mas também por não se sentir bem.  

— Em agosto de 2016, comecei a caminhar quase que diariamente por uma hora e meia. Nesta época, pesava mais de três dígitos. Não tinha nenhum problema de saúde, mas não me sentia bem por estar gordo, acima de um "peso ideal" para a minha idade e altura. Além das caminhadas, também iniciei uma reeducação alimentar, tudo por conta própria — relembra Sgarabotto.

Com o passar do tempo, o exercício feito inicialmente na esteira da academia se tornou algo maior. Em maio de 2017, ele se inscreveu para sua primeira prova, de 5km, na 3ª Meia Maratona de Caxias. Depois disso, a corrida virou uma companhia para quase todas as manhãs. Hoje, os pequenos trajetos ficaram para trás. Sgarabotto costuma percorrer de 15 a 20 quilômetros diariamente. 

— Neste período emagreci mais de 30kg, estou dentro do meu "peso ideal" e a massa gorda está sendo substituída pela massa magra. Tenho um condicionamento físico muito diferente e melhor de quando iniciei este novo estilo de vida. É uma batalha diária contra a balança e contra outros diversos fatores — celebra Ivan. 

Desde que começou a praticar a corrida, Ivan acredita que percorreu mais de 1,6 mil quilômetros, entre provas e treinos. E a cada momento de evolução e conquista pessoal, ele divide as experiências pelas redes sociais. Até aqui, o jornalista participou de oito rústicas, conseguindo, por exemplo, o feito de percorrer 10km em pouco mais de 57 minutos. Algo impensável há dois anos.

—Meu desafio agora é correr os 10km da Meia Maratona e a expectativa é novamente de superação e de divertimento, como são em todas as provas. Quem sabe, no próximo ano eu participe de fato da meia maratona e curta os 21km — comenta o jornalista.

O trajeto dos 21km

O Pioneiro inicia nesta terça-feira um especial sobre a Meia Maratona de Caxias do Sul, apresentando o trajeto da prova principal em trechos separados. Serão cinco partes, sendo que quatro são de 4,5km e um de 3km. Confira abaixo o primeiro:

:: A prova principal, de 21km, inicia às 7h30min. Além da Meia, serão disputadas as provas de 10 km, iniciando às 7h30min, de 5km, que tem arrancada marcada para 7h35min, e a classe com portadores de deficiência física, logo após a saída dos 10km.

Leia também
Credores aprovam venda de unidade da Voges em assembleia 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros