Lutador da ACTKD/UCS, Welinton Fraga participa de camp de treinamento na Europa na próxima semana - Esportes - Pioneiro

Versão mobile

 

Taekwondo21/12/2017 | 06h30Atualizada em 21/12/2017 | 13h23

Lutador da ACTKD/UCS, Welinton Fraga participa de camp de treinamento na Europa na próxima semana

Atleta de 18 anos é atualmente o reserva imediato da seleção adulta da modalidade

Lutador da ACTKD/UCS, Welinton Fraga participa de camp de treinamento na Europa na próxima semana Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Reserva da seleção brasileira adulta de taekwondo na categoria até 54kg, Welinton Samuell Bairros de Fraga quer continuar evoluindo na carreira. Aos 18 anos, o crescimento se dá pela experiência e pelas oportunidades de competir com atletas de diferentes características. Será o que vai acontecer com o lutador a partir da próxima semana. 

Natural de Santa Maria, o talento da Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD/UCS) não vê a hora de fazer o seu primeiro grande voo. Ele viaja nesta quinta-feira para a Europa, onde será o único brasileiro em um camp de treinamento em San Sebastián de los Reyes, nas proximidades de Madri, na Espanha. 

– Minha expectativa de ir para a Europa é muito grande. Jamais imaginava viajar para tão longe e ficar um mês fora de casa. Ainda mais sozinho e fazendo o que mais amo. Vai ser uma experiência que vou levar para o resto da minha vida, tanto dentro como fora do tatame – destaca o lutador.

Serão 220 atletas de 22 países participando da atividade. Welinton seguirá na Europa até 20 de janeiro. Após o período na Espanha, seguirá para Portugal para treinar com alguns dos melhores atletas do mundo na modalidade. 

– Faz parte do processo de amadurecimento. O Welinton está em uma categoria muito competitiva e esperamos manter ele no mesmo patamar atual ou, quem sabe, até evoluir – diz o técnico Daniel Brisoto.

Atualmente, o lutador, que treina na Universidade de Caxias do Sul, é o reserva imediato da seleção, atrás apenas do titular Adriano Alves, de Goiás. Em fevereiro de 2018, entre os dias 22 e 25, ocorre o Grand Slam, no Rio de Janeiro, competição que servirá como seletiva para a equipe nacional. 

– Ainda não caiu a ficha que vou para a Europa. Quando comecei, mal imaginava poder sair do Rio Grande do Sul, principalmente por não ter condições financeiras para isso. Só tenho a agradecer ao Daniel Brisoto, meu segundo pai, e a todos os apoiadores que tornam esse sonho possível. Vão ser atletas do mundo inteiro e vou poder evoluir muito. Quero trazer o máximo possível de conhecimento para colocar tudo em prática no Grand Slam e buscar a titularidade na seleção – resume Welinton.

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros