Focado no título, Farrapos treina forte para decisão do Super 8 - Esportes - Pioneiro

Rúgbi21/09/2017 | 08h45Atualizada em 21/09/2017 | 08h45

Focado no título, Farrapos treina forte para decisão do Super 8

Equipe bentogonçalvense trabalha forte para enfrentar o Jacareí-SP, no domingo (24), em Blumenau, onde busca primeiro título da elite nacional da modalidade

Focado no título, Farrapos treina forte para decisão do Super 8 NMarcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: NMarcelo Casagrande / Agencia RBS

Uma semana especial para o Farrapos Rugby. Primeiro clube gaúcho classificado para a final do Super 8, o campeonato brasileiro da modalidade, o time de Bento Gonçalves vive a expectativa da decisão após 10 anos de existência. O jogo contra o Jacareí-SP, domingo, às 13h, no Estádio do Sesi, em Blumenau, é o mais importante  da história do clube e também do rúgbi gaúcho.

Além dos tradicionais treinos que acontecem sempre nos finais de tarde das terças e quintas-feiras, a equipe serrana ganhou mais um dia para se  preparar para a decisão. O feriado do 20 de setembro – que homenageia justamente os Farrapos da Revolução de 1835 a 1845 – propiciou ao técnico e jogador Javier Cardozo,  uma nova chance de treinar o time em campo e preparar, além da tática, o aspecto emocional dos atletas nos momentos que antecedem a decisão.

– Sabemos tudo que envolve o time estar na final, a mobilização que isso causa. Mas para quem estiver dentro de campo isso não tem que pesar. Temos que estar concentrados no jogo e naquilo que está sendo trabalhado para esse dia – disse o argentino, que há um ano e meio comanda o time.

Para o diretor técnico do Farrapos, Bruno Barreto, chegar na decisão justamente na temporada de comemoração dos 10 anos é marcante e ratifica todo o trabalho que tem sido feito pela direção até aqui:

– Estamos com uma trajetória muito bonita. Primeiro conquistamos o Rio Grande do Sul e agora podemos conquistar o Brasil. Trabalhamos para ganhar, não tem outro resultado que a gente queira. Queremos trazer o título para Bento Gonçalves. Para o Estado é importante e para a história do rúgbi também. Vai ajudar a difundir mais o esporte no país.

Um dos principais jogadores do time, o também argentino Facundo Flores fala da expectativa da decisão, mesmo para quem já tem experiência em finais de Super 8.

– É minha segunda final (a outra foi pelo Curitiba), mas na verdade os nervos já estão me matando. Há dois anos que estou aqui e é incrível o trabalho que estamos fazendo. Queremos muito este título – disse o camisa 9 do time, responsável por ser o chutador do time.

Líderes na primeira fase chegaram na decisão

A decisão de domingo coloca frente a frente justamente as duas melhores equipes do Super 8. Com 25 pontos conquistados, o time paulista ficou na frente dos gaúchos na primeira fase apenas nos critérios de desempate. O Farrapos alcançou a mesma pontuação, conseguiu sete vitórias no campeonato e permaneceu invicto como mandante. No confronto direto entre as duas equipes, no dia 8 de julho, em São Paulo, vitória para o Jacareí por 35 a 30. 

 BENTO GONÇALVES, 20/09/2017 - Treino da equipe do Farrapos Rugby. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: NMarcelo Casagrande / Agencia RBS

Na semifinal, jogando em casa, o time paulista venceu o Desterro-SC por 20 a 12, enquanto o time bento-gonçalvense fez 24 a 5 no Pasteur-SP.  A saída da delegação do Farrapos de Bento será na manhã de sábado, e o último treino às 16h, no local da partida.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros