Mayra busca novo recorde no Mundial de judô de Budapeste - Esportes - Pioneiro

Fera dos tatames31/08/2017 | 00h55Atualizada em 31/08/2017 | 00h55

Mayra busca novo recorde no Mundial de judô de Budapeste

Judoca gaúcha mira conquista de sua quinta medalha na competição

Mayra busca novo recorde no Mundial de judô de Budapeste Sabau Gabriela/IJF,Divulgação
Foto: Sabau Gabriela / IJF,Divulgação

Pouco mais de um ano depois de experimentar uma montanha-russa de emoções nos Jogos do Rio 2016, quando foi da frustração pela derrota que a tirou do caminho do ouro à euforia pela conquista do bronze, Mayra Aguiar volta a participar de uma grande competição. 

Nesta sexta-feira (1º), a gaúcha estará na briga por medalha no Mundial de judô de Budapeste, na Hungria.

Leia mais:
Érika Miranda conquista medalha de bronze no Mundial de Judô
Judocas do Brasil ficam longe do pódio no primeiro dia do Mundial
Três sogipanas estarão no Mundial de Judô em Budapeste

Desta vez sem a grande rival Kayla Harrison no horizonte — a americana se aposentou após o bicampeonato olímpico —, a judoca de 26 anos é hoje o principal nome da categoria meio-pesado feminino (até 78kg). 

Após a Olimpíada, a atleta da Sogipa decidiu tratar pequenas lesões e ficou afastadas dos tatames por seis meses. Desde então, só participou de uma competição, o Grand Prix de Cancún, no México, em junho. Entrou diretamente na fase semifinal, venceu duas lutas e conquistou o título.

Atual número 8 do ranking, Mayra enfrentará a eslovena Klara Apotekar (18ª). Se as cabeças de chave avançarem, a gaúcha enfrentará nas quartas de final sua algoz no Rio, a francesa Audrey Tcheumeo. Em sete confrontos, a brasileira venceu a francesa em cinco oportunidades, incluindo a final do Mundial de Chelyabinsk, na Rússia, em 2015.

Se subir ao pódio, Mayra se isolará como a mais bem-sucedida judoca do Brasil em Campeonatos Mundial. Hoje, a gaúcha soma quatro medalhas (um ouro, uma prata e dois bronzes), mesmo número de conquistas de sua colega de Sogipa Érika Miranda, que já levou o bronze em Budapeste.

Outra judoca da Sogipa, Maria Portela também pisará no tatame nesta sexta-feira, na categoria até 70kg. Sétima cabeça de chave, a gaúcha de 29 anos pula a primeira rodada e espera a vencedora da luta entre a alemã Szaundra Diedrich e Hye Jin Jeong.

As lutas preliminares começam às 5h (de Brasília). Os confrontos finais de cada categoria estão programadas para começar às 11h. O site ippon.tv mostra as lutas ao vivo.

*ZHESPORTES

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros