Especialista em liderança no esporte, master coach Luciano Elias elogia Tite e Renato Portaluppi - Esportes - Pioneiro

Gestão esportiva21/08/2017 | 22h33Atualizada em 22/08/2017 | 14h56

Especialista em liderança no esporte, master coach Luciano Elias elogia Tite e Renato Portaluppi

Orientador de carreira ministrou workshop em Caxias do Sul para profissionais do meio esportivo

Especialista em liderança no esporte, master coach Luciano Elias elogia Tite e Renato Portaluppi Guilherme Araujo/TXT Sports
Luciano Elias participou do programa Gaúcha Repórter, da Gaúcha Serra Foto: Guilherme Araujo / TXT Sports
Pioneiro
Pioneiro

Além da experiência de ter trabalhado nos comitês organizacionais da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre e na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, o orientador de carreira e master coach gaúcho Luciano Elias é um especialista em liderança do esporte. Nesta segunda-feira, ministrou um workshop para profissionais do meio esportivo e estudantes de educação física em Caxias do Sul. Também concedeu entrevista à Rádio Gaúcha Serra e elogiou Tite e Renato Portaluppi, técnicos que vivem bons momentos no futebol brasileiro.

— Muitos técnicos vêm entendendo a importância de exercer a liderança na questão comportamental, e um dos bons exemplos atuais é o Tite. Ele é acima da média. Conseguiu rapidamente o engajamento dos atletas em busca dos resultados de excelência. Um treinador depende que seus atletas desenvolvam os processos por ele propostos. E a liderança impacta justamente nisso: no engajamento das pessoas para que elas executem os processos da melhor forma possível — destaca Elias.

Confira o áudio da entrevista de Luciano Elias à Gaúcha Serra


No workshop e nos cursos que ministra pelo Brasil, o profissional aborda essa parte comportamental, que gera foco, relação de confiança, ação e engajamento, para que atletas e comissões possam executar melhor as tarefas. Os ensinamentos não são exclusivos para quem trabalha no futebol, valem para todas as modalidades, como basquete, vôlei, handebol, futsal e até esportes individuais.

— Na gestão, temos dois grandes eixos: dos processos e das pessoas. O que acontece é que temos mais elevado um ou outro eixo, mas podemos praticar, aprimorar e depositar mais energia e tempo na gestão das pessoas. O Renato Portaluppi, por exemplo, tem no dia a dia a gestão dos processos, no caso os treinamentos, e a gestão das pessoas. Ele tem uma influência, uma persuasão sobre os atletas muito grande, o que facilita para que eles joguem pelo técnico. Não saberia dizer se ele buscou isso, se aprimorou ou se é nato dele. Com certeza, o Renato é um dos líderes com essa gestão bem desenvolvida — elogia o master coach. 

Entre seus alunos em outras palestras, estão nomes conhecidos como os técnicos Lisca, Marcelo Rospide, Paulo Porto, Felipe Endres e Jarico, além de outros profissionais do meio esportivo. 

— Um outro técnico que buscou desenvolver isso foi o Rogério Micale. Ele participou de um processo comigo de coach de carreira. Os treinadores estão percebendo que é necessário desenvolver essa gestão de pessoas para ter êxito nos resultados — observa Luciano Elias.  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros