Caxiense Leonice Cecconello encara principal desafio da carreira e compete na Ultra Trail Mont Blanc  - Esportes - Pioneiro

Ultramaratona29/08/2017 | 06h30Atualizada em 29/08/2017 | 06h30

Caxiense Leonice Cecconello encara principal desafio da carreira e compete na Ultra Trail Mont Blanc 

Prova terá largada nesta quarta-feira, na França. Serão 119km de prova

Caxiense Leonice Cecconello encara principal desafio da carreira e compete na Ultra Trail Mont Blanc  Arquivo pessoal/Divulgação
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Desafiar seus próprios limites não é uma novidade para Leonice Cecconello (Asep Pedancino/Columbia Brasil). A atleta caxiense, que já percorreu inúmeras trilhas por todo o Brasil e até no Exterior, como por exemplo na Patagônia, tem a partir da madrugada desta quarta-feira a concretização de um objetivo, que mistura o sonho e o desejo pessoal de uma aventureira.

A Ultra Trail de Mont Blanc (UTMB), na França, é uma das provas mais desejadas por aqueles que correm por trilhas, montanhas e percorrem quilômetros e mais quilômetros nas mais diferentes adversidades. É considerada a Copa do Mundo da modalidade. E Leonice chegou lá, depois de conquistar pontos suficientes para se inscrever na prova. Percorrerá 119km partindo de Courmayeur, na Itália, com chegada prevista em Chamonix, na França.

– É o sonho de todo corredor de montanha. Você faz uma pré-inscrição, a seletiva e precisa ter pontuação em provas que você faça durante dois anos. A largada será nesta quarta, às 6h, no horário local (1h, no horário de Brasília). A altimetria total da prova é de 7.250m e o ponto mais alto chega a 2.600m. A previsão é de chuva e tenho 33 horas para concluir a prova – explica Leonice, que está desde sábado na França.

A UTMB é formada por uma série de provas. Além daquela na qual Leonice competirá, dos 119km, 8 mil competidores de 92 países percorrerão distâncias de 55km, 100km e 170km. A cada dia, ocorre uma nova largada. Ontem, em duplas ou trios, os atletas iniciaram o percurso mais longo, de 270km.

– Meu objetivo maior é concluir a prova. É a 15ª edição da UTMB, que é uma seletiva da Ultra Trail, e acontece todos os anos. Na minha prova, a TDS 119, só dois gaúchos foram selecionados: eu e o Gustavo Moschen, natural de Porto Alegre, mas que tem a família em Galópolis e também é um pouco caxiense. São 22 brasileiros e só seis mulheres – diz Leonice.

Sem a verba do Fiesporte, a caxiense precisou viajar com recursos próprios para aquele que considera o principal desafio da carreira. A corredora conta com o apoio de Germano de Camillis (treinamento funcional), Rafael Plein (fisioterapia), Genoa Apetrechos, Estação Saúde Academia e Bio Center Academia.

– O sonho de realização das provas não é impossível. Então, tive a determinação de seguir nesta batalha, independentemente de ter o patrocínio. Já que fui selecionada, não deixaria de estar aqui competindo. O lugar é lindo e quero aproveitar ao máximo – resume.

O outro caxiense no evento, Mário Moschen, 67 anos, vai correr 55km, quase a metade do percurso de Leo.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros