Caxias do Sul Basquete fará sua estreia no NBB 10 contra o Joinville-SC, no dia 12 de novembro - Esportes - Pioneiro

Data marcada29/08/2017 | 19h48Atualizada em 29/08/2017 | 20h03

Caxias do Sul Basquete fará sua estreia no NBB 10 contra o Joinville-SC, no dia 12 de novembro

Competição terá 15 equipes e tabela será divulgada na sexta-feira

Caxias do Sul Basquete fará sua estreia no NBB 10 contra o Joinville-SC, no dia 12 de novembro Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O Caxias do Sul Basquete/Banrisul conheceu seu primeiro adversário no NBB 10. Nesta terça-feira, em reunião do Conselho de Clubes da Liga Nacional de Basquete (LNB), foram definidos os participantes da competição e os jogos iniciais do torneio. O time do técnico Rodrigo Barbosa encara o novato Joinville-SC, no dia 12 de novembro, no Ginásio Vascão. A tabela completa deve ser divulgada na sexta-feira.

A 10ª edição do Novo Basquete Brasil terá 15 equipes, mesmo número da última edição. Porém, ocorreram duas trocas. Brasília-DF e Macaé-RJ não conseguiram os recursos financeiros necessários para participar da competição, solicitaram licença da liga e ficam de fora. Por outro lado, Botafogo-RJ e Joinville-SC, campeão e vice da Liga Ouro deste ano, estarão na elite.

– Conseguimos manter a quantidade, a qualidade e a representatividade dos territórios brasileiros nesta temporada. A expectativa é de um campeonato ainda mais forte e mais disputado – destacou João Fernando Rossi, presidente da LNB.

Estarão representados oito estados de três regiões do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. A competição terá início em 4 de novembro, com a reedição da final do NBB 9 entre os paulistas Bauru e Paulistano.

Outro evento que já tem a data definida é o Jogo das Estrelas, que está agendado para 18 de março de 2018 e será realizado novamente no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Já o início dos playoffs do NBB está previsto para o final do mês de março. As finais devem começar em meados de maio.

Assim como nos anos anteriores, o regulamento prevê jogos em turno e returno na primeira fase. Dos 15 times, os 12 melhores avançam aos playoffs, sendo que os quatro primeiros vão direto às quartas de final. Outra mudança diz respeito ao descenso. De acordo com o regulamento, os dois últimos colocados serão rebaixados à Liga Ouro.

Caxias itinerante

A partir desta quarta-feira, o Caxias Basquete começa a concretizar o início da montagem da equipe. Direção e comissão técnica se reúnem para traçar algumas estratégias e a expectativa é de que a partir da próxima semana os primeiros nomes sejam conhecidos. 

A ideia do técnico Rodrigo Barbosa é modificar quase totalmente o grupo em relação ao que disputou o NBB 9. Apenas três ou quatro atletas devem permanecer. Além disso, o clube deve confirmar nos próximos dias novidades importantes no que diz respeito a expansão da modalidade pelo Estado. 

Três partidas da equipe como mandante no NBB devem ocorrer em outras cidades do Rio Grande do Sul. A situação mais encaminhada é com Gramado. A tendência é de que, na última semana de 2017, o Caxias realize um jogo em meio ao Natal Luz. Os outros dois confrontos seriam em Canoas e Torres, mas ainda não existe confirmação.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros