Preparação física é um dos pontos fortes da campanha do Juventude no Brasileiro - Esportes - Pioneiro

Série B10/06/2017 | 09h10Atualizada em 10/06/2017 | 09h10

Preparação física é um dos pontos fortes da campanha do Juventude no Brasileiro

Preparador físico Anselmo Sbragia é o responsável por recuperar a força e a competitividade da equipe

Preparação física é um dos pontos fortes da campanha do Juventude no Brasileiro Felipe Nyland/Agencia RBS
Sbragia chegou ao clube e encontrou vários jogadores lesionados Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Um time brigador até o fim. Uma equipe que tem decidido os jogos nos últimos minutos. Venceu na chuva, ganhou duas vezes de virada e ainda segurou um empate, fora de casa, com um a menos. Quando o Juventude entra em campo, o jaconero sabe que força não vai faltar para os jogadores.

Todos esses adjetivos passam muito pelo trabalho do preparador físico Anselmo Sbragia. A preparação física foi o principal problema do Juventude no primeiro semestre. A chegada de Sbragia ao Jaconi, combinada com o tempo entre o Estadual e o Brasileiro, transformou o time que ¿se arrastava¿ em campo no início do ano em um grupo que mantém o ritmo os 90 minutos. A escolha por Sbragia não foi aleatória. Fez parte de um planejamento do clube para a disputa da Série B.

— Quando fizemos a escolha, demoramos uns 20 dias analisando as opções para não nos precipitarmos. Buscamos o máximo de informação. Fomos felizes quando trouxemos um profissional de excelência, principalmente pelos valores e os princípios. Está muito envolvido e capacitado — analisa o técnico Gilmar Dal Pozzo.

Aos 43 anos, Anselmo Sbragia tem rodagem no futebol. Clubes como Palmeiras, São Paulo, Bahia e Atlético-PR estão em seu currículo. Em 2014, fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. Na oportunidade, ficou conhecido por ter driblado o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, em um recreativo na Granja Comary.

Um time capaz de aguentar a sequência de partidas e as condições adversas é o objetivo principal. Isso é reconhecido por todos.

— Me arrisco a dizer que é um dos melhores com quem já trabalhei. Todo mundo está vendo que nosso time está sobrando na parte física — diz o meia-atacante Juninho.

O reconhecimento é recíproco. Sbragia sabe que o trabalho não seria eficaz sem o entendimento dos jogadores. O bom momento do time é reflexo do esforço do grupo.

— Acredito que há uma soma de fatores, que passa pela diretoria, comissão técnica e a aplicação do grupo de atletas. Estamos passando por uma sequência de jogos que exige um desgaste enorme e procurando passar ilesos por ela. Então, todo esse processo é fruto de uma preparação idealizada anteriormente e que está sendo seguida à risca — avalia o preparador físico.

 
 

Siga @pioneiroonline no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJovem morre após capotamento no Viaduto do Torto, em Caxias https://t.co/DPWMiEYRUz #pioneirohá 46 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFrio e Festival de Cinema mantêm ocupação acima de 90% nos hotéis de Gramado https://t.co/8KRijHC6DM #pioneirohá 1 horaRetweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros