Caxienses se destacam no Campeonato Brasileiro Regional de Judô - Esportes - Pioneiro

Artes marciais09/04/2017 | 18h05Atualizada em 09/04/2017 | 18h23

Caxienses se destacam no Campeonato Brasileiro Regional de Judô

Arhur Emer e Maria Nunes foram campeões nas suas categorias, no campeonato que ocorreu neste fim de semana em Caxias

Caxienses se destacam no Campeonato Brasileiro Regional de Judô Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Maria Nunes, campeã na categoria até 18 anos (-70 kg) ao lado do treinador Giovani Cruz, do Recreio da Juventude Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Com dois atletas caxienses entre os campeões, encerrou-se neste domingo o Campeonato Brasileiro Regional de Judô - Região V, que reuniu mais de 500 atletas no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul. Na categoria até 13 anos (-47 kg) masculino, Arthur Emer subiu ao topo do pódio após bater na final o paranaense André Maia. No feminino até 18 anos (-70 kg), Maria Nunes ficou com a medalha dourada, derrotando na final a paulista Inara Santos. Ambos os campeões competem pelo Recreio da Juventude, que teve nove representantes no campeonato. A academia Torino Nintai teve outros dois judocas. 

Após superar a terceira e a segunda colocadas no ranking nacional da sua categoria, respectivamente as paulistas Thauana Silva e Inara Santos, Maria Nunes resumiu como "superação" o sentimento com o título, que dá ao Rio Grande do Sul uma vaga para competir no Campeonato Brasileiro. 

— Ter vivido essa sensação inédita de vencer um brasileiro regional, ainda mais em casa, com a família assistindo, foi incrível. Uma superação, considerando que nos campeonatos anteriores eu vinha batendo na trave, ficando em segundo ou terceiro. Meu objetivo agora é entrar para a seleção de base, e o mais distante é atleta profissional — comenta a campeã. 

Para o técnico Giovani Cruz, responsável por treinar o time do Recreio, Maria se destaca pela determinação.

— Ela é uma atleta diferenciada. Disciplinada e comprometida, que chorou comigo muitas vezes na derrota, começou tudo de novo e agora foi recompensado — comenta o treinador.

Giovani também falou sobre Arthur Emer, também seu pupilo, campeão na categoria até 13 anos (peso médio).

— O Arthur é um atleta com um potencial enorme, mas que ainda é muito jovem. Primeiro ele precisa se conhecer, conhecer a filosofia e a doutrina. O resultado será consequência do talento, da dedicação e do amor dele pelo judô — destaca Cruz.

O campeonato, que voltou a ser sediado no Rio Grande do Sul após cinco anos, teve como destaque a participação da gaúcha Maria Portela, atleta olímpica e destaque mundial na sua categoria. Também participaram judocas da seleção gaúcha, como Eduarda Vaz e Leonardo Santana, e integrantes da seleção brasileira, como Daniel Cargnin, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves. 

CAXIENSES NO PÓDIO

Recreio da Juventude

Sub-13
Ashley Vieira (-42Kg) - 2º lugar
Arthur Emer (-47Kg) - Campeão
Bruno Bispo (- 47Kg) - 3º lugar

Sub-18
Maria Nunes (-70Kg) - Campeã
Fernando Koch (-66Kg) - 2º lugar
Emanuel Barcelos (-90Kg) - 3º lugar

Torino/Nintai

Sub-18 
Maria Angelina (-57kg) - 3º lugar

 
 

Siga @pioneiroonline no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós denúncia de roubo, criminosos morrem em confronto com a BM em dois bairros de Caxias do Sul https://t.co/KEw5Mhyb9K #pioneirohá 13 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEm três dias, chuvas na Serra ultrapassam média histórica para o mês de maio https://t.co/FHu9LSDT8Y #pioneirohá 23 minutosRetweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros