Caxias do Sul Basquete estreia nesta terça-feira no NBB 9 com objetivo de chegar outra vez aos playoffs - Esportes - Pioneiro

Fora de casa08/11/2016 | 09h04Atualizada em 08/11/2016 | 09h04

Caxias do Sul Basquete estreia nesta terça-feira no NBB 9 com objetivo de chegar outra vez aos playoffs

Equipe caxiense enfrenta o Minas, em Belo Horizonte, a partir das 19h

Caxias do Sul Basquete estreia nesta terça-feira no NBB 9 com objetivo de chegar outra vez aos playoffs Felipe Nyland/Agencia RBS
Ala/pivô Rafael Stabile vai para a terceira temporada vestindo a camisa do time caxiense Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Não se trata apenas de um primeiro jogo. Nesta terça-feira à noite, quando entrar em quadra para dar início a caminhada na sua segunda temporada no NBB, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul tenta sacramentar de vez o seu papel de protagonista no esporte gaúcho. Após o ótimo resultado no ano em estreava na elite, o time caxiense tem o grande desafio de buscar algo melhor, não apenas em resultados, mas na qualificação do clube como único representante do Estado na competição.

O desafio inicial será às 19h, contra o Minas, em Belo Horizonte. Na quinta-feira, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa ainda encara o Brasília, no Distrito Federal. No NBB 8, o Caxias surpreendeu e, de forma inédita para um estreante, chegou aos playoffs. Além disso, apresentou ao país e ao próprio torcedor que foi ao Vascão um time competitivo, e que conquistou novos fãs. Prova disso foi a ótima média de público na competição. Agora, não se pode pensar em dar um passo para trás.

— A gente tem essa meta de novo, de chegar aos playoffs. Criamos essa boa expectativa para Caxias do Sul, a torcida e para nós do grupo de jogadores também. Sabemos que o campeonato é muito igual, tem os times maiores, mas dentro da quadra ficou claro no NBB passado que não existe favoritismo — avalia o ala/pivô Rafael Stabile. 

Stabile e o ala Guto são os dois únicos atletas contratados e oriundos de fora de Caxias do Sul que seguem no grupo desde o acesso por meio da conquista da Liga Ouro, em 2014. A reformulação é natural a cada temporada, especialmente pelas dificuldades na busca por patrocinadores durante o período que antecede a competição e a concorrência no mercado. Destaques do time no NBB 8, o armador Gustavinho e os alas Betinho e Alex foram para Basquete Cearense, Campo Mourão e Brasília, respectivamente.

Na reposição, o Caxias apostou em jogadores jovens e de maior imposição física. Além disso, teve de ir ao mercado nos últimos dias por conta da saída do ala Bruno. O armador Carioca foi contratado e já está integrado ao grupo, em Belo Horizonte. Outro nome deve ser confirmado nos próximos dias.

— É a primeira vez que começamos uma temporada com altos e baixos no início. Isso é fruto de uma equipe bem mais nova, mais jogadores vindo de fora. Está sendo um período ainda de adaptação, de entrosamento e acredito que esse é o grande aprendizado para se colher frutos melhores no futuro — projeta Stabile.

Para a estreia, a expectativa é de equilíbrio. A menos de 15 dias, Caxias e Minas se enfrentam pela Copa Universo, em Salvador. Na oportunidade, os mineiros venceram nos segundos finais, por 74 a 71.

— A gente já sabe como o Minas trabalha. Conseguimos impor nosso jogo lá e encaixamos um bom volume. Por detalhes não conseguimos sair com a vitória. Agora, temos a volta do Marcão e ele é um reforço importante. Além disso, quando é um campeonato valendo o entusiasmo e a empolgação são outras e vamos buscar essa vitória fora de casa — finaliza Stabile.

Na primeira fase, os 15 times se enfrentam em turno e returno. Os 12 melhores avançam para os playoffs e o último será rebaixado.

 
 

Siga @pioneiroonline no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 7 horas Retweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros