Com atuação espetacular e show nas arquibancadas, Caxias Basquete vence o Brasília - Basquete Caxias do Sul - Esportes: notícias sobre o Caxias e Juventude e mais - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

NBB 803/04/2016 | 15h07

Com atuação espetacular e show nas arquibancadas, Caxias Basquete vence o Brasília

Na abertura dos playoffs, time caxiense bateu tricampeão brasileiro por 101 a 78

Com atuação espetacular e show nas arquibancadas, Caxias Basquete vence o Brasília Roni Rigon/Agencia RBS
Marcão teve grande atuação e dominou o garrafão no jogo deste domingo Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Em um domingo histórico para o esporte caxiense, o Caxias do Sul Basquete/Banrisul teve uma atuação brilhante, venceu o Brasília por 101 a 78 e largou na frente na primeira etapa dos playoffs do NBB 8. O confronto foi disputado no Vascão.

Com o ginásio completamente lotado, com 1040 torcedores, e uma grande festa nas arquibancadas, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa bateu o tricampeão brasileiro e agora terá dois confrontos no Distrito Federal, na quarta e sexta-feira. Caso seja necessário, o quarto será no Vascão, no dia 11. Quem passar, avança para as quartas de final para enfrentar o Paulistano.

Como teve grande atuação coletiva, o Caxias não teve um destaque individual. Foram seis jogadores com mais de 10 pontos: Marcão e Alex foram os cestinhas com 16. Betinho e Guto anotaram 15, enquanto Rafael e Gustavinho fizeram 14. Deryk foi o destaque brasiliense com 23.

O início de jogo no Vascão foi digno de playoff. Com muita velocidade e ótimo aproveitamento no ataque, as duas equipes se alternaram na frente do placar. Ninguém conseguia abrir vantagem ou dava brechas para o crescimento do rival. Na reta final do quarto, a marcação caxiense prevaleceu e com um chute de três de Vinícius e outro arremesso de Rafael no estouro do cronômetro, o time de Rodrigo Barbosa acabou na frente com um expressivo 26 a 18.

O segundo período começou com um toco sensacional de Alex em Fúlvio. O Brasília mudou o estilo de marcação, mas o Caxias do Sul respondeu com um chute de três preciso de Guto. Mesmo com jogadores muito experientes, o adversário sentiu a pressão da torcida. Em contrapartida, a equipe caxiense atuava beirando a perfeição e, com outro arremesso longo de Alex abriu 16 de vantagem.

Sem diminuir o ritmo e com uma defesa firme, o time da casa controlava a partida. Enquanto isso, a equipe do Distrito Federal errava muito no ataque e buscava respostas para tentar uma reação. Para fechar a parcial, uma linda ponte aérea de Gustavinho para Marcão incendiou o ginásio e o time foi para o intervalo vencendo por 46 a 29.

Disposto a mostrar que não mudaria sua postura no retorno do vestiário, o Caxias já colocou de cara outra bola de três com Rafael. O Brasília passou a apostar na mesma moeda e reduziu parcialmente a vantagem com três chutes longos. Só que a equipe da casa não se intimidou.

Continuou com muita intensidade no ataque, acertando as bolas de três e dificultando todas as chegadas do tricampeão brasileiro. No final, mesmo com Deryk inspirado nos chutes de longe, o Brasília não conseguiu reduzir muito a vantagem. Com 26 a 22 para os visitantes na parcial, o Caxias continuou com 13 de frente: 68 a 55.

O cenário da partida não mudou no quarto derradeiro. Sem perder o foco e mantendo a consistência dos dois lados da quadra, o Caxias manteve a diferença sempre acima dos 10 pontos. Com um show do conjunto, segurou as estrelas do time rival e controlou os ânimos para não dar qualquer chance ao Brasília.

Atônitos, os jogadores do adversário pareciam não acreditar. Em uma tentativa desesperada, passaram a colocar o Caxias na linha de lance livre a todo momento. Porém, o aproveitamento foi satisfatório e a diferença se manteve.

No minuto final, com quase todos os reservas em quadra, foi só comemorar. Marcando mais de 20 pontos em todos os períodos, o time comandado por Barbosa chegou à pontuação centenário, comemorou a vitória com a torcida, a primeira da história em um playoff, e garantiu o primeiro triunfo na série melhor de cinco.

Pioneiro

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros