Confira a programação da Mercopar, que abre terça-feira, em Caxias do Sul  - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Economia16/11/2020 | 19h52Atualizada em 16/11/2020 | 19h52

Confira a programação da Mercopar, que abre terça-feira, em Caxias do Sul 

Edição deste ano ocorre em sistema híbrido, com atividades presencias e também online. Entrada é gratuita

Confira a programação da Mercopar, que abre terça-feira, em Caxias do Sul  Lucas Barbosa/divulgação
Últimos preparativos para a Mercopar, que ocorre entre os dias 17 a 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva Foto: Lucas Barbosa / divulgação

O governador do Estado Eduardo Leite (PSDB) faz a abertura da 29ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial, terça-feira (17), às 13h, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A programação se estende até quinta-feira, dia 19, com ênfase na geração de relacionamento e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia

Leia mais
Mercopar terá rodadas de negócios presenciais e virtuais
Mercopar 2019 registra R$ 65 milhões em negócios

Na edição deste ano a feira conta com 234 expositores, dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. Além disso, considerando compradores e expositores, serão dez estados e o DF participando da Mercopar, com a representação de nove países. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer o credenciamento pelo site (mercopar.com.br).

A Mercopar terá atividades em formato híbrido, com maior ênfase na programação presencial, mas também disponibilizará o acesso por meio de uma plataforma virtual. Quem tiver o interesse em participar de forma presencial pode ficar tranquilo quanto aos protocolos de prevenção à covid-19, asseguram os organizadores. Além do distanciamento, do uso de máscara e álcool gel, e da limpeza e higienização do ambiente de forma frequente, houveram novas exigências com relação à estrutura da feira, conforme explica André Godoy,  diretor-superintendente do Sebrae-RS.

— Como há uma restrição por conta do protocolo, tivemos de aumentar o distanciamento entre os estandes, de 4 metros entre eles. Além disso, precisamos aumentar a largura dos corredores da feira. Tudo isso fez com que tivéssemos de diminuir a quantidade de expositores. No ano passado, tivemos 315 e, neste ano, serão 234.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 05/02/2020Almoço na CIC, com o governador Eduardo Leite.(Lucas Amorelli/Agência RBS)<!-- NICAID(14409641) -->
Governador Eduardo Leite fará a abertura oficial do evento, na terça-feira, dia 17, às 13h. Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A alternativa encontrada pela organização, a fim de superar os limites impostos pelo protocolo foi colocar em prática o conceito de inovação, abordado com mais ênfase a partir da feira de 2019.

— Estamos compensando um menor número de expositores e visitantes, de maneira presencial, com parte da feira sendo relizada no ambiente virtual. Esse novo formato híbrido, acho que deverá se repetir de agora em diante — defende Godoy.

Quem estiver credenciado, seja como visitante ou como empresário poderá acompanhar a programação virtual ou presencial, de forma gratuita, inclusive das palestras. Até porque, para acompanhar as palestras, por exemplo, haverá restrição de pessoas nos auditórios.

— Originalmente, poderíamos ter 300 pessoas em uma sala, acompanhando uma palestras, mas, nessa edição, terá de ser somente 70. Se por um lado limita a entrada de pessoas, de outro, amplia o acesso, de forma ilimitada no ambiente virtual — explica Godoy.

Agende-se
O quê:
29ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial.
Quando: abertura hoje, às 13h. A programação prossegue até quinta-feira, dia 19.
Onde: Centro de Feiras e Eventos, na Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Quanto: visitação gratuita, mediante credenciamento online em mercopar.com.br. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.
Promoção: Sebrae RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Confira a programação

Salão de Negócios
Ocorre, diariamente, das 14h às 19h, e contará com três ações paralelas, tanto presenciais, quanto virtuais. São três modalidades: Projeto Comprador Presencial, aproximando grandes empresas, expositores e micro e pequenas organizações atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das participantes em reuniões pré-agendadas de 15 minutos; Projeto Comprador Digital, que permitirá às empresas que não puderem estar presencialmente realizar conexões a distância; e Encontro de Negócios Internacional Virtual, que ocorre diariamente, das 10h às 19h, em uma plataforma de matchmaking virtual, por meio de agendas de negócios de 30 minutos com importadores provenientes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru.

Salão de Inovação
É um espaço conceito criado para disseminar conteúdos sobre desenvolvimento tecnológico aplicado à indústria e gerar oportunidades de negócios inovadores entre empresas. Para isso, contará com extensa programação diária que reúne talks, oficinas, exposição de tecnologias, desafios de Startups e demonstração interativa.

Terra de Empreendedores
O Painel, que acontecerá na Arena Mercopar, terça-feira (17), das 10h às 11h30min, contará a história de vida de empreendedores de sucesso que transformaram os territórios e abriram novas fronteiras para o empreendedorismo no Brasil. São eles: o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry; o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon; e o CEO da Sul Corte, Paulo Spanholi.

Mind7 Startup
O evento organizado pelo Acelera Serra, ocupará o palco principal da Mercopar, terça-feira (17), das 16h15min às 20h45min. Destinado a empreendedores, investidores, compradores, vendedores, profissionais em geral, estudantes e interessados pelo tema Startups, o Mind7 contará com conteúdos acessíveis para aqueles que desejam imergir na forma de pensar e agir do empreendedorismo e da inovação. 

Fórum Encadear Summit
A iniciativa ocorre quarta-feira (18), das 9h às 13h, no auditório da Mercopar.  Apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. 

Jornada 4.0
Na quarta-feira (18), no auditório da Feira, ocorrerá o Seminário Jornada 4.0, promovida pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), com o apoio da Rede RS Indústria 4.0 e do Sebrae RS, a ação reúne atividades presenciais e online, diárias, como seminários, palestras, debates, webinars e exposição de tecnologias.

Histórias que inspiram
O seminário apresentará histórias reais de empreendedorismo e transformação de empresários gaúchos de referência no mercado que atuam e abordará temas como Indústria 4.0, transformação digital, ciência de dados, novos modelos de negócios. O evento acontecerá quarta-feira (18), das 17h às 18h30min, na Arena Mercopar.

Fórum Perspectivas Econômicas Pós-Crise
Na quinta-feira (19), das 9h às 12h30, na Arena Mercopar, ocorre o fórum abordando os impactos da pandemia e retomada da indústria. A programação contará com os painéis Economia do RS e Brasil e Reformas, além da participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

Fórum de Geração Distribuída
Pela primeira vez, o IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul - uma parceria entre FIERGS, IEL/RS, SENAI/RS, Sebrae RS e Governo do Estado do RS -, ocorrerá presencialmente na Mercopar, na quinta-feira (19), das 13h30min às 18h, e terá transmissão online. Com o tema Tecnologias e planejamento para o futuro da Geração Distribuída, abordará três eixos de discussão: smart cities, armazenamento de energia e planejamento de geração distribuída.

Leia também
Mérito Metalúrgico Gigia Bandera não será entregue neste ano em função da pandemia
"Eles se comprometeram a facilitar a vida dos empreendedores", destaca presidente da CIC sobre candidatos eleitos para o segundo turno
Empregos temporários suprem aumento de demanda após demissões no comércio de Caxias do Sul
Colheita de alho na Serra tem aumento de 10% na produção

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros