Ações relacionadas à Black Friday e Natal são esperança ao comércio em Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

+Serra16/11/2020 | 08h00Atualizada em 16/11/2020 | 08h00

Ações relacionadas à Black Friday e Natal são esperança ao comércio em Caxias do Sul

Setor diretamente afetado pela pandemia experimenta retomada gradativa e espera reduzir perdas do ano de 16% para 5%

Ações relacionadas à Black Friday e Natal são esperança ao comércio em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Datas que sempre garantiram bom faturamento ao setor, ainda são uma incógnita em meio às tantas incertezas deste ano Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Em um ano completamente atípico, diante de uma pandemia, o comércio de Caxias do Sul _ assim como o de tantos outros lugares do Brasil e do mundo — , foi das melhores projeções para um dos piores índices de crescimento (que chega a ser negativo) em 2020, encarando, ainda, um período de portas fechadas e repentina mudança de comportamento do consumidor. A adaptação ao novo cenário exigiu fôlego e criatividade dos comerciantes que, agora, respiram um pouco melhor sob indicativo de retomada no balanço do terceiro trimestre. Datas como Black Friday e Natal, que sempre garantiram bom faturamento ao setor, ainda são uma incógnita em meio às tantas incertezas que pairam sobre 2020 e 2021. Ainda assim, elas cativam a esperança de muitos comerciantes e podem equilibrar as contas do ano.

Leia mais
Shopping de Caxias do Sul realiza Black Friday ao longo do mês para evitar aglomerações
BM adianta operação e começa nesta sexta reforço no policiamento voltado ao comércio em Caxias
Movimento de Natal ainda é tímido no comércio de Caxias do Sul
Empregos temporários suprem aumento de demanda após demissões no comércio de Caxias do Sul

— De 2019 para (em comparação a) 2018, tivemos 12% de crescimento no comércio caxiense e, para 2020, esperávamos ficar neste mesmo índice, podendo aumentar até 14%. Com a pandemia, porém, chegamos a registrar 16% de crescimento negativo, em outubro, no comparativo com 2019. Muitos fatores indicam retomada, e a expectativa, agora, é que fiquemos em 5% negativo, com vendas mais significativas justamente em novembro e dezembro, em função das das ações de final de ano — afirma Idalice Manchini, presidente do Sindilojas Caxias.

Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, a Black Friday deste ano ocorre no próximo dia 27. O Sindilojas não possui um levantamento de quantos estabelecimentos devem aderir à ação na cidade, mas acredita que as condições estejam propícias para que esta seja a melhor edição que Caxias do Sul já teve desde que adotou a data estadunidense, realizada no Brasil há pelo menos uma década. Nas ruas centrais da cidade, algumas lojas já ofertam, na primeira quinzena do mês, promoções referentes à ação do dia 27, sendo a maioria delas unidades de grandes redes. 

— A cada dia percebemos que mais lojas estão aderindo. Há uma demanda reprimida do consumidor, que evitou gastos ao longo do ano, e também do comerciante, que estava com o estoque todo comprado ainda antes de fechar as portas e que precisam vender. As lojas estarão com descontos de até 70% em boas mercadorias — comenta a representante do Sindilojas.

A esperança de que as vendas de Black Friday e Natal impactem positivamente nas estatísticas econômicas também é alimentada, segundo Idalice, pelo fomento gerado a partir do Auxílio Emergencial e, sobretudo, ao 13º salário do trabalhador formal, que tem a primeira parcela depositada no final deste mês.

A movimentação do comércio aguardada pela entidade chegou a motivar a Operação Avante Black Friday, que também envolve a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, bem como órgãos da segurança pública, visando reforçar o policiamento na área central da cidade até o dia 30 de dezembro.

Foto: Reprodução / Agência RBS

Leia também
O trimestre dos trimestres: Empresas Randon registram melhor resultado da história da companhia


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros