O que a experiência de quem já venceu crises pode nos ensinar? Acompanhe o encontro virtual com empresários da Serra - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

As Crises que Venci03/09/2020 | 08h01Atualizada em 03/09/2020 | 14h09

O que a experiência de quem já venceu crises pode nos ensinar? Acompanhe o encontro virtual com empresários da Serra

Conversa marca também encerramento da primeira temporada da série e aniversário de oito anos da rádio Gaúcha Serra

O que a experiência de quem já venceu crises pode nos ensinar? Acompanhe o encontro virtual com empresários da Serra Reprodução / Divulgação/Divulgação
Conversa com empresários marca também encerramento da primeira temporada da série e aniversário de oito anos da rádio Gaúcha Serra Foto: Reprodução / Divulgação / Divulgação

O que a experiência de quem já venceu muitas crises pode nos ensinar? Buscando responder a essa pergunta, em maio, Gaúcha Serra e Pioneiro deram início à série multimídia As Crises que Venci, reunindo entrevistas com grandes nomes do mercado, a fim de abordar a superação em momentos decisivos de grande adversidade e contribuir para que o Estado encontre saídas para atravessar a crise econômica. Em setembro, a temporada da série chega ao fim e, para marcar seu encerramento, o Pioneiro e a Gaúcha Serra, esta que comemora oito anos nesta quinta-feira (3), promove um evento digital para celebrar seu aniversário.

A primeira edição será nesta quinta-feira (3), das 18h30min às 20h, e contará com a participação de João Farina Neto, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini, Rogério Tondo, diretor-superintende da Orquídea Alimentos, Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Vinícola Aurora, e Maristela Chiappin, diretora-presidente da rede de ensino Caminho do Saber. As mesas virtuais serão mediadas pela jornalista Babiana Mugnol, que ao longo da temporada conduziu as entrevistas da série As Crises que Venci. As inscrições podem ser feitas neste link até o horário da transmissão. O patrocínio é da rede de ensino Caminhos do Saber.


Conheça um pouco dos painelistas da primeira edição:

Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Vinícola Aurora
Há seis anos no comando da vinícola, Ficagna atua na cooperativa há três décadas. Tem formação em Economia e Direito, com pós-graduação em Direito Processual Civil e em Direito Contemporâneo. Antes de assumir como diretor, trabalhou na área jurídica e desenvolveu, nesses anos, larga experiência na administração e no assessoramento do quadro social da vinícola. Ficagna vivenciou o período de dificuldades na empresa na década de 1990 e foi um dos dirigentes que atuaram na recuperação da vinícola.

Rogério Tondo, diretor-superintendente da Orquídea Alimentos
Diretor na empresa desde 1997, atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), e já foi presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do RS, além de ser ex-diretor da Fiergs e da  CIC. Formado em Administração de Empresas pela UCS, é pós-graduado em Marketing pela UFRGS e tem mestrado em Organização, Recursos Humanos e Planejamento pela EASP/FGV, São Paulo. Tondo ainda tem especialização em Tecnologia de Moagem de Cereais na ANSMIC, Paris, França. E, nos últimos cinco anos, frequentou cursos de Educação Executiva em Harvard, London Business School, MIT, Columbia e Bocconi.

Maristela Tomasi Chiappin, diretora-presidente da rede de ensino Caminho do Saber
É professora, fez magistério no Cristóvão de Mendoza, graduada em Psicologia e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela UCS. Também cursou especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade da Região de Joinville de Santa Catarina.

João Farina Neto, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini
Joni Farina, como é conhecido, tem 69 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela PUC RS e tem mestrado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciou suas atividades na Todeschini S.A, empresa da família, em 1979, como gerente industrial. Em 1983, assumiu a direção industrial e, em 1998, foi eleito diretor-superintendente por mais sete anos.  Em 2005, assumiu a presidência da Todeschini, cargo até então ocupado por seu pai José Eugênio Farina, que morreu em maio deste ano. Atualmente, o Grupo Todeschini é presidido pelo irmão, Paulo Farina. João Farina Neto atua agora como presidente do Conselho Consultivo do grupo e como diretor da Divisão Madeira. Ao longo de sua história, participou das diretorias de várias entidades empresariais assistenciais e filantrópica.

Leia também
As crises que venci: acompanhe entrevista com Oliver Viezzer Acompanhe entrevista com Ricardo Pettenati
Acompanhe entrevista com Paulo Geremia 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros