Restaurantes com limite de capacidade e jantares em casa: como serão as comemorações do Dia dos Namorados na Serra - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Com restrições10/06/2020 | 18h06Atualizada em 10/06/2020 | 18h37

Restaurantes com limite de capacidade e jantares em casa: como serão as comemorações do Dia dos Namorados na Serra

Estabelecimentos organizam atividades especiais para casais

Restaurantes com limite de capacidade e jantares em casa: como serão as comemorações do Dia dos Namorados na Serra Diego Ferreira/Divulgação
Foto: Diego Ferreira / Divulgação

O Dia dos Namorados não passará em branco, porém, será diferente devido às restrições impostas pela pandemia. Boa parte dos apaixonados deve optar por uma comemoração caseira. Conforme pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, realizada entre 27 de maio a 1º de junho com 390 pessoas, 42,1%, ou 2 em cada 5 entrevistados, irão celebrar o 12 de junho com um jantar especial em casa. 

Leia mais
Vendas do Dia dos Namorados devem encolher 30% em Caxias do Sul

A expectativa é que mesmo essa alternativa apontada pelos casais no levantamento da CDL possa movimentar o setor gastronômico da cidade. Por isso, os restaurantes estão preparados para realizar telentregas, caso do Arcanjo. A tradicional sequência de fondue do estabelecimento poderá ser degustada no conforto do lar. Além de enviar o pedido para a casa do cliente, o restaurante oferece itens para decoração. 

— Já fazíamos tele antes, mas agora a gente aprimorou. Hoje a gente tem uma equipe especialmente para a tele. Ampliamos o cardápio e a entrega — conta Viviane Smiderle, proprietária do Arcanjo. 

Também haverá atendimento presencial, com 50% da capacidade, conforme previsto pelos decretos. Cinquenta mesas estarão disponíveis e serão três horários de jantar para suprir a demanda. Aliás, a procura foi tão boa que o Arcanjo fará a mesma programação nos dias 11 e 13 também. 

— Claro que não se compara a outros anos, quando a gente pode atender muito mais gente. O Dia dos Namorados é a nossa melhor data, e a gente só pode atender metade agora. Prejudica bastante o faturamento, mas é melhor que nada — diz Viviane. 

Dia dos namorados do Restaurante Arcanjo.<!-- NICAID(14518413) -->
No Restaurante Arcanjo, em Caxias, haverá atendimento presencial e telentregaFoto: Pâmela Gomes / Divulgação

Em Bento Gonçalves, o Guri Restaurante irá aproveitar o limite de pessoas para proporcionar um jantar quase exclusivo. As seis mesas disponíveis têm capacidade para quatro clientes cada, mas, nesta sexta-feira, receberão apenas casais. Ou seja, o estabelecimento que tem atendido até 24 pessoas de uma vez, servirá para apenas 12. Além disso, o Guri irá oferecer almoço para quem preferir comemorar ao meio-dia. 

— Vai ser bem íntimo — diz Enio Valli, chef e proprietário do restaurante. 

Mesmo com um cenário atípico, o presidente do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) — Região Uva e Vinho, Vicente Perini, imagina que a data será melhor do que o Dia das Mães. Segundo ele, há boa procura por reservas, indicando que os estabelecimentos irão lotar dentro da capacidade. 

— Mas a queda no faturamento tem, porque é só 50% (da capacidade). E em muita gente que tem medo de sair — pontua. 

 BENTO GONÇALVES, RS, BRASIL, 08/06/2020. Restaurante Guri, em Bento Gonçalves, irá atender apenas seis casais no Dia dos Namorados. Na foto, Enio Valli, proprietário e chef do Restaurante Guri. (Igor Guedesi/Divulgação)Indexador: IGOR GUEDES FOTOGRAFIA<!-- NICAID(14517829) -->
Guri Restaurante irá oferecer almoço e jantar para os namoradosFoto: Igor Guedes / Divulgação

Surpresa pode ser criada em casa

Com tanta gente ainda preferindo não sair, por que não levar o ambiente do restaurante para dentro de casa? Pensando em proporcionar a experiência de um jantar romântico para quem prefere não frequentar espaços públicos por enquanto, o cerimonialista Sidnei Staudt criou o serviço In home. Em parceria com três estabelecimentos da cidade (Don Claudino, Q Restaurante e Grand Maison), ele monta a celebração na cozinha ou sala do casal. 

— Funcionou muito bem no Dia das Mães e estou repetindo agora e já de olho no Dia dos Avós, em julho, que são grupo de risco — conta Staudt, que viu no produto a chance também de se reinventar, já que está sem realizar eventos desde 14 de março. 

Segundo ele, a aceitação está sendo boa, porque, além de muitas pessoas preferirem ficar em casa, os restaurantes abertos estão operando com capacidade reduzida, o que pode inviabilizar até mesmo os planos de quem planejaria jantar fora. 

— A data tem essa coisa da surpresa, de levar a namorada em um restaurante. Mas essa surpresa pode ser criada em casa. É um momento diferente, mas dá para manter o romantismo — garante. 

Além da possibilidade de um jantar exclusivo, Staudt tem outras opções, como as caixas de presentes e os buquês de flores personalizados. 

Sidnei Staudt, cerimonialista de Caxias do Sul, criou o In Home In Love, para levar o jantar de Dia dos Namorados para a casa dos clientes.<!-- NICAID(14517787) -->
O cerimonialista Sidnei Staudt oferece serviço de montagem de mesas na casa dos clientesFoto: Diego Ferreira / Divulgação

"Natal dos motéis"

Em meio ao feriadão de Corpus Christi — comemorado nesta quinta-feira (11) —, o Dia dos Namorados pode ajudar a rede hoteleira da região. A expectativa do Segh é de 80% de ocupação dentro da capacidade máxima permitida, que é de 50%. É pouco, claro, especialmente para o Vale dos Vinhedos, que em anos "normais" veria a cidade repleta de turistas nessa época e com hotéis lotados de verdade.    

Já os motéis esperam bom movimento no dia 12. Proprietária do Motel Astral, em Caxias, Patrícia de Souza, imagina que a procura será como em anos anteriores. Segundo ela, assim que reabriram, no início de abril, após 20 dias fechados, já houve busca imediata pelo serviço. O mês de maio foi melhor, demonstrando o início de um restabelecimento no fluxo. 

— O Dia dos Namorados é o Natal dos motéis. E a gente espera ter movimento grande — diz. 

Conforme Patrícia, o motel segue todos os protocolos de higienização, tanto que a limpeza de cada quarto tem levado, em média, 10 minutos a mais que o normal. Além disso, não há contato do cliente com nenhum funcionário. 

O QUE PODE E NÃO PODE

Se você for celebrar o Dia dos Namorados, preste atenção nos protocolos que estão em vigor

> Restaurantes podem funcionar no sistema a la carte ou prato feito com 50% da capacidade, além dos sistemas take away (pague e leve) e telentrega.
> Hotéis podem funcionar com 50% dos quartos.
> Hotéis em beira de estrada ou rodovias podem operar com 100% dos quartos.
> Casas noturnas, bares e pubs, eventos, cinemas, teatros não podem abrir.
> Clientes devem usar máscara.

Leia também
Vendas de vinhos finos crescem 39% no primeiro quadrimestre do ano
Testes de coronavírus em funcionários da JBS Ana Rech, em Caxias, começam na tarde desta quarta-feira
Totem de álcool gel é desenhado por arquitetos de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros